Que pena, este evento já terminou! :(
FESTA DAS CRUZES 2018 | BARCELOS
Barcelos, Barcelos
Descrição do Evento
FESTA DAS CRUZES 2018 | BARCELOS – A Festa das Cruzes é a primeira grande romaria do Norte, um misto de animação, luz, cor e alegria. As Festas de Barcelos e do seu concelho, dos Barcelenses e forasteiros, são promovidas pela Câmara Municipal.
É inegável que as Festas das Cruzes são, entre as festas populares minhotas, as mais famosas e mais conhecidas, sendo por isso uma das romarias mais concorridas e típicas do Minho e um dos mais importantes acontecimentos da Vida de Barcelos.
Até ao século XIX, as festas tinham essencialmente um cariz religioso; aí acorriam centenas de romeiros, não só da região de Barcelos, mas de todo o país e da vizinha Galiza. No Século XX, à essência religiosa foram-se adicionando elementos de características profanas, bem visíveis no aspecto lúdico: carrosséis, barracas de diversão, corridas de Cavalos, espectáculos de circo, fogo de artifício, cortejos etnográficos, torneios e concursos, entre muitos outros acontecimentos de natureza Popular.
Tal como no passado, as Festas das Cruzes mantêm grande importância a nível económico, cultural e social, e por isso continua a despertar o interesse e a curiosidade de muitos visitantes, especialmente de espanhóis.
É a importância histórica de Barcelos, a sua herança cultura, o desenvolvimento económico, a proximidade física e/ou afectiva com outras gentes e locais, que fazem com que a FESTA DAS CRUZES continue a ser um momento de identidade e diferenciação do concelho de Barcelos.
Uma das inovações de 2018 é o palco onde vão actuar os principais artistas convidados, Herman José no dia 28 e Mariza dia 29 que se vai situar na zona ribeirinha, numa aproximação da cidade ao rio. Para além disto, as festas mantêm o seu simbolismo, como a procissão, que vai sair para a rua a 03 de maio, integrando as cruzes das 89 paróquias do concelho.
É uma procissão única no mundo, e onde “desfilará” uma bíblia manuscrita em Barcelos por 707 pessoas e composta por 12 volumes, sendo que cada volume tem uma capa diferente, concebida com folhas de estanho e pasta de ouro.
Um dos momentos marcantes da Festa das Cruzes é a “batalha das flores”, uma espécie de “celebração à primavera” em que participam carros alegóricos preparados por associações do concelho e com mais de mil figurantes.
Trata-se de uma “batalha pacífica”, em que os participantes atiram flores uns aos outros e aos “milhares de pessoas” que normalmente se deslocam a Barcelos para assistir àquela iniciativa.
As flores dão igualmente corpo a tapetes gigantes que serão “esculpidos” no chão da Igreja do Senhor do Bom Jesus da Cruz e que poderão ser apreciados a partir de 27 de abril.
A base é, normalmente, feita com madeira, serrim e barro, enquanto as pétalas são utilizadas para decorar, com relevo, os motivos religiosos concebidos para cada tapete.
Conheça aqui todo o programa da Festa das Cruzes.
Morada:
4750-133 BarcelosCoordenadas GPS:
41°31'53.28"N8°37'6.62"W
Transportes:
O concelho de Barcelos possui um posição central na região do Minho, fazendo parte do Eixo que liga Porto a Braga e Porto a Vigo. O acesso a este território é simples e claro. Esta posição permite uma proximidade entre vários pontos do país e à vizinha Espanha. Entre as principais vias destacam-se pela sua importância estratégica a A3, A11 e A28 que ligam o concelho às principais vias de circulação nacionais e internacionais como a A1, A24, Auto-Pista do Atlântico e auto-estrada das Rias Baixas ambas na vizinha Galiza.O comboio é também uma opção válida, uma vez que Barcelos tem ligações directas ao Porto, Viana, Valença, Braga e Vigo, por este meio, o que amplia as opções de chegada a Barcelos através deste meio cómodo.
O avião é também um meio de transporte a considerar, uma vez que a ligação rápida ao Porto e Vigo facilita a sua utilização.
De Carro
EN 103 | Braga > Barcelos
EN 103 | Valença > Viana do Castelo > Barcelos
EN 103-1 | Esposende > Barcelos
EN 205 | Póvoa de Varzim > Barcelos
EN 205 | Vila Verde > Prado > Barcelos
EN 206 | Póvoa de Varzim > Fontaínhas à EN 306 > Fontaínhas > Barcelos
EN 206 | Guimarães > Vila Nova de Famalicão > Barcelos
EN 204 | Vila Nova de Famalicão > Barcelos
EN 204 | Ponte de Lima > Barcelos
A11 | Apúlia > Barcelos
A28 | Porto > Barcelos à A11 à Vila Seca à EN 205 > Póvoa de Varzim > Barcelos
A1 | Lisboa > Porto à A3 Porto > Braga à A11 Braga > Barcelos
A11 | Felgueiras > Guimarães > Braga > Barcelos > Esposende
Auto-Estrada do Atlântico – Santiago de Compostela - Vigo (Espanha) à A3 Valença > Barcelos à A11 Braga > Barcelos
IP4 | Quintanilha> Bragança> Vila Real à A4 Vila Real> Porto à A3 Porto> Barcelos à A11 Braga> Barcelos
A24 | Chaves > A7 Guimarães > A11 Braga > Barcelos
IP5 | Vilar Formoso> Aveiro à A1 Aveiro> Porto à A3 Porto> Barcelos à A11 Braga> Barcelos
De Avião
Aeroporto Sá Carneiro (Porto) | A28> Porto> Apúlia à A11 à Barcelos
Aeroporto da Portela (Lisboa) | A1 Lisboa> Porto à A3 Porto> Braga à A11 Braga> Barcelos
Aeroporto de Vigo (Espanha) | Auto-Estrada Atlântico (Vigo – Portugal) à A3 Valença> Barcelos à A11 Braga> Barcelos
De Comboio
Braga > Nine > Barcelos (Regional)
Porto > Nine > Barcelos (Minho)
Lisboa > Porto > Nine > Barcelos (Norte)
Vigo > Valença > Viana do Castelo > Barcelos (Internacional)
Madrid > Entroncamento > Porto > Barcelos (Internacional)