Que pena, este evento já terminou! :(
REFAVELA 40 | festaslisboa’18
Música & Festivais
Jardim da Torre de Belém, Lisboa
Descrição do Evento
REFAVELA 40 | festaslisboa’18 – Junho é mês de festa em Lisboa, uma Festa que se assume cada vez mais como momento de partilha do espaço público, com iniciativas gratuitas e abertas a todos, onde vários tipos de propostas artísticas caminham, lado a lado, com os hábitos e costumes de uma cidade que se renova a cada dia.
O encerramento das Festas de Lisboa faz-se ao som do samba, do reggae, dos blocos afro da Bahia e do funk americano. Gilberto Gil sobe ao palco do Jardim da Torre de Belém com o espetáculo Refavela 40.
Entre na festa, porque “o melhor local do mundo é aqui e agora!”
Gilberto Gil, voz e guitarra | Bem Gil, voz e guitarra | Mestrinho, voz e acordeão | Mayra Andrade, voz
Chiara Civello, voz e piano | Domenico Lancellotti, bateria, percussão e MPC | Bruno Di Lullo, baixo
Thomas Harres, bateria e percussão | Thiagô Queiroz, saxofone e flauta
Mateus Aleluia Filho, trompete e flugelhorn | Nara Gil e Ana Lomelino, vocais
A história deste espetáculo começa em 1977, quando Gilberto Gil fez a sua primeira viagem a Africa, mais precisamente à Nigéria, para participar no Festac – Festival de Arte e Cultura Negra. Regressado ao Brasil, Gilberto Gil gravou Refavela, um disco que se tornou um dos clássicos da carreira do artista, inspirado pelos ritmos, pelas experiências e pelos temas que viveu durantes esses dias em Lagos. Um disco que a crítica aponta como algo que juntou “as quatro pontas da música negra produzida com vigor no universo pop da época: O afrobeat do nigeriano Fela Kuti (1938–1997) era o ponto matricial que interligava a então renovada juju music de África com a batida funk do black Rio de Janeiro; com as levadas afro-brasileiras dos sons da Bahia e com o reggae feito na Jamaica no tom de Bob Marley (1945–1981).” (Mauro Ferreira, Globo). Em 2017, para comemorar os 40 anos do disco, o músico, produtor e filho de Gil, Bem Gil, concebeu o espectáculo Refavela 40. Amigos e parceiros musicais juntaram-se para dar nova forma às dez faixas do disco e a outros temas, como Two Naira Fifty Kobo, composta e gravada por Caetano Veloso em 77 (que também participou com Gil na viagem à Nigéria) e Exodus de Bob Marley, também lançada 40 anos antes. Depois do Brasil, Refavela 40 chega à Europa e junta dois nomes ao grupo: a cabo-verdiana Mayra Andrade e a italiana Chiara Civello, numa celebração que promete encerrar da melhor forma as Festas de Lisboa.
Mais informação das festaslisboa’18 ver AQUI
Redes Sociais: www.facebook.com/festasdelisboa
Informação Extra:
Autocarros, Comboios, Estacionamento, RestaurantesMorada:
Av. Brasília, 1400-038 LisboaCoordenadas GPS:
38°41'34.23"N9°12'56.57"W