NOVIDADES
RESTAURANTES &
GASTRONOMIA
CULTURA
LIFESTYLE
CURIOSIDADES
TODOS OS
EVENTOS

Que pena, este evento já terminou! :(

UM MÚSICO, UM MECENAS | ESTREIA DO CRAVO TASKIN POR KENNETH WEISS

UM MÚSICO, UM MECENAS | ESTREIA DO CRAVO TASKIN POR KENNETH WEISS

Música & Festivais

Data
27/10/2018
18:00 | Sábado
Local

Museu Nacional da Música, Lisboa

Classificação Etária
M/06 anos
PUB

Descrição do Evento

UM MÚSICO, UM MECENAS | ESTREIA DO CRAVO TASKIN POR KENNETH WEISS – O CRAVO TASKIN, datado de 1782 e classificado como Tesouro Nacional, acaba de ser restaurado e vai poder ouvi-lo num recital com repertório francês interpretado por Kenneth Weiss já a 27 de Outubro!

O CRAVO TASKIN

Trata-se de um cravo de 1782 do construtor belga Pascal-Joseph Taskin (1723-1793) radicado em Paris, que trabalhou na oficina da família Blanchet, celebrizada por ilustres mestres construtores.

Pascal-Joseph Taskin fez parte da Corporação de Construtores e trabalhava para a Casa Real e para o Rei Louis XVI de França.
Em 1780, na sua oficina, construíam-se cravos e pianofortes e, apesar da ligação à corte, continuou próspero e imune à Revolução Francesa, até à data da sua morte em 1793.

Com a Revolução Francesa foram destruídos muitos bens patrimoniais, entre os quais cravos que pertenciam a membros da nobreza. Aliado a este factor, o aparecimento do piano contribuiu igualmente para o desaparecimento gradual deste tipo de instrumento. Assim, a colecção de cravos de Pascal-Joseph Taskin ficou reduzida a apenas 8 exemplares que estão espalhados por várias partes do mundo, em museus e colecções particulares.

O instrumento musical do Museu Nacional da Música tem elevado valor histórico, estético, técnico e material, por ter sido um exemplar construído a pedido do rei francês para o oferecer à sua irmã Marie Clotilde. Concebido de forma luxuosa, é considerado um dos melhores exemplos do trabalho requintado deste grande construtor.

Constituem elementos estéticos importantes a caixa com chinoiserie relevada e policromada de muito boa qualidade. A rosácea de Andreas Ruckers, o tampo harmónico decorado com motivos florais e datado de 1636 e a inscrição “Andre Rukuers Anee 1636” no frontal, remetem partes do instrumento para uma autoria anterior, procedimento habitual na oficina de Pascal Taskin, dado que Andreas Ruckers havia sido um dos maiores construtores de cravos do séc. XVII.

O Cravo Taskin esteve sempre ligado a figuras relevantes da aristocracia europeia: o rei de França, que fez a encomenda do instrumento, Marie Clotilde, sua irmã, a quem o cravo foi oferecido, o rei Umberto II de Itália, obsequiado pela cidade de Turim com este instrumento musical no seu casamento e, finalmente, a Marquesa de Cadaval, que o recebeu do Rei Umberto II.

Os vínculos institucionais reforçam também a sua importância: a Corte Francesa, a Corte da Sardenha (por casamento de Marie Clotilde com o príncipe Carlos Emanuel IV, futuro rei da Sardenha), o Museo Civico di Arte Antica da cidade de Turim (antes de ser seu proprietário Umberto II), a Casa de Sabóia, e o Estado Português, que o adquiriu e classificou como Tesouro Nacional.

O processo de restauro deste instrumento foi complexo e minucioso, ao longo do qual se desenvolveu um saudável e constante diálogo com o museu e em que estiveram envolvidas equipas multidisciplinares: o restaurador Ulrich Weymar foi o autor da intervenção na mecânica do cravo, técnicos de várias áreas do Laboratório José de Figueiredo consolidaram a caixa, e finalmente o restaurador Geert Karman fez a harmonização e um novo jogo de saltarelos. Simultaneamente, foram ouvidos vários investigadores e conhecedores da história do cravo, assim como o cravista José Carlos Araújo. E Kenneth Weiss será o primeiro músico-mecenas do Taskin.
Muitas outras pessoas ajudaram o museu neste processo. A todos o nosso agradecimento.

A recuperação do cravo Taskin é, sem dúvida, uma notícia muito esperada e importante para o património organológico português e mundial.

Programa

Les Elements

Transcriptions et pièces de caractères pour clavecin

Jean Fery Rebel (1666-1747)
Les Elements (transcrit pour clavecin seul par Kenneth Weiss)
Le Chaos, Air pour la terre, Le feu et l’eau, Chaconne, Ramage, Rossignols, Loure, Tambourins 1 & 2, Sicillienne, Air pour l’amour, Caprice

Sainte-Colombe (1640-1700)
Les regrets (transcrit pour clavecin seul par Kenneth Weiss)

Armand-Louis Couperin (1729-1789)
Les Cacqueteuses, L’Affligée

Jean-Francois D’andrieu (1682-1738)
La Plaintive, L’Harmonieuse

Francois D’agnicourt (1684-1758)
Les violettes fleuries

Francois Couperin (1668-1733)
Le rossignol en amour, Le dodo ou l’amour en berceau, Les Idées heureuses, L’Harlequin

Louis-Claude Daquin (1694-1772)
L’enchaînement harmonieuse, La favorite

Jean-Philippe Rameau (1683-1764)
Les tendres plaintes, L’entretien des muses

Louis Couperin (c.1626-1661)
La bergeronnette, La précieuse

Joseph Bodin de Boismoitier (1789-1755)
La transalpine, La puce

Jean-Henri D’Anglebert (1629-1691)
Ou etes vous allez

www.satirino.fr/artists/kenneth-weiss#bio

Morada:

Estação de Metro do Alto dos Moinhos, R. João de Freitas Branco 12, 1500-329 Lisboa

Coordenadas GPS:

38°44'59.55"N
9°10'48.88"W

Criar Conta de Utilizador