Que pena, este evento já terminou! :(
FESTA DO JAZZ 2019 | CAPITÓLIO – LISBOA
Música & Festivais
Cineteatro Capitólio, Lisboa
Descrição do Evento
FESTA DO JAZZ 2019 | CAPITÓLIO – LISBOA – A Festa do Jazz 2019 é um acontecimento único que mostra o melhor da música improvisada feita em Portugal. Durante dois dias coabitam músicos, estudantes, produtores, amantes do jazz, técnicos, jornalistas, pais, amigos e vários públicos. Dias 1 e 2 de junho, no Capitólio em Lisboa.
É onde o jazz português se deixa inspirar pelos paradoxos criativos de uma comunidade tendencialmente inovadora e é, acima de tudo, um espaço para diversos encontros – multigeracionais e multissetoriais.
A Festa permite observar, num mesmo tempo e espaço, muitas das interações estéticas, dinâmicas sociais e construções de significados que ocorrem no jazz em Portugal. A Festa tem acolhido um leque alargado de linguagens da música jazz e improvisada. Esta convivência sistemática anual contribuiu para um maior interesse mútuo entre artistas e públicos de estéticas diferentes e, até certo ponto, permite uma maior circulação e interação entre conceitos, actores e projetos.
Em cada edição destacamos o trabalho desenvolvido em parceria com Escolas de jazz de todo o país. É na Festa do Jazz que os jovens talentos dão publicamente os primeiros passos nas suas carreiras, de uma forma sustentada e sólida. É nesse sentido que temos convergido a nossa acção, criando condições para a existência de uma rede colaborativa entre diferentes géneros, agentes, músicos, escolas, festivais ou editoras.
Promotor: Associação Sons da Lusofonia
Dia 1 de Junho:
21h30
OLD MOUNTAIN + Demian Cabaud e George Dumitriu
Capitólio, Sala Principal
Pedro Branco, guitarra
Demian Cabaud, contrabaixo
George Dumitriu, viola
João Sousa, bateria
Old Mountain é um projecto co-liderado pelo guitarrista Pedro Branco e o baterista João Sousa. Apesar de tocarem desde que se conheceram em 2011, o projecto só tomou forma em 2016 com os primeiros encontros com o contrabaixista Demian Cabaud e o trompetista Gonçalo Marques.
O seu objectivo como banda é criar um som próprio e atingir uma liberdade de processos dentro de formas pré-concebidas. O resultado final demonstra várias influências, mas o som conseguido é único, criando novas imagens sonoras ao ouvinte e bem como novas soluções dentro da linguagem avant-garde da música improvisada.
Para este concerto em particular convidam o contrabaixista Demian Cabaud e o violista George Dumitriu.
22h30
PRÉMIOS RTP/FESTA DO JAZZ 2019
22h45
MANUEL LINHARES Capitólio, Sala Principal
Manuel Linhares, voz
Paulo Barros, piano
José Carlos Barbosa, contrabaixo
Filipe Monteiro, bateria
No seu novo álbum “Boundaries” o cantor Manuel Linhares apresenta composições que tentam refletir sobre as preocupações e inquietações do mundo atual e o lugar que cada um pode ocupar numa sociedade atravessada por fronteiras, separações e limites.
“Boundaries” tem uma linguagem enraizada no jazz, mas que encontra referências na música clássica, no minimalismo, no rock ou na música experimental.
Dia 2 de Junho
21h
ISABEL RATO QUINTETO
Capitólio, Sala Principal
Isabel Rato, piano
João David Almeida, voz
João Capinha, saxofone alto, soprano e tenor
João Custódio, contrabaixo
Jorge Moniz, bateria Convidados: Elisa Rodrigues, voz João Barradas, acordeão
Isabel Rato é pianista, compositora, arranjadora e produtora. Na sua música, visita universos musicais que vão do jazz à música clássica, ao folclore português ou à world music, fruto das suas influências. Este disco convida- nos a uma viagem pelo som, pelas cores, memórias, lugares, sensações e estados de espírito… Expressa a sua vontade de escrever Música, homenageando os sons tradicionais portugueses com o Jazz e com a Música Clássica, dedicando-se profundamente à palavra em português.
22h
ENSEMBLE FESTA DO JAZZ
Capitólio, Sala Principal
João Almeida, trompete
João Mortágua, saxofone
José Pedro Coelho, saxofone
Tomás Marques, saxofone alto
Gabriel Pinto, piano
Demian Cabaud, contrabaixo
Pedro Melo Alves, bateria
Entre outros
Este ano, para celebrar a criação da novíssima Rede Portuguesa de Jazz – PORTUGAL JAZZ, decidimos reunir um novo Ensemble Festa do Jazz, composto essencialmente pela nova geração de músicos de jazz portugueses que passaram pela Festa do Jazz ao longo dos últimos anos, para interpretarem composições escritas ao longo de 12 anos por grandes compositores da música improvisada nacional.
Entre os compositores convidados, a quem encomendámos obras originais, estão André Fernandes, Bernardo Sassetti, Carlos Azevedo, Carlos Bica, Carlos Martins, Mário Laginha, Paulo Perfeito, Pedro Moreira, Pedro Guedes, Nelson Cascais, entre outros.
Morada:
Parque Mayer 1250-164 LisboaCoordenadas GPS:
38°43'8"N9°8'46.7"W