O ano de 2017 do Musicbox arranca com a aposta nas edições nacionais. Até Abril passam pelo clube lisboeta os lançamentos do novo single de MOULLINEX, os discos de estreia de LUÍS PEIXOTO, CAPTAIN BOY, XINOBI, MODA AMERICANA e THEM FLYING MONKEYS, e as novas aventuras discográficas da dupla TOCHA PESTANA e do portuense PZ.
FEVEREIRO
16 Fevereiro . LUÍS PEIXOTO: Apresentação de “Assimétrico”
Luís Peixoto tem vindo a criar currículo na área da folk nacional, colaborando com projectos como Dazkarieh, Sebastião Antunes & Quadrilha, Assembly Point, Trim, Companhia Clara Andermatt ou Júlio Pereira. Desse percurso nasce este “Assimétrico”, a primeira incursão a solo que é espelho para uma nova abordagem aos universos de cruzamento entre a música tradicional/folk e a electrónica. O disco, conta com as colaborações de Quiné Teles nas percussões, Miguel Quitério nos sopros, Anders Perander na guitarra e a cantora Fabíola Augusta.
17 Fevereiro . THEM FLYING MONKEYS: Apresentação de “Golden Cap”
Aliando as cores do neo-psicadelismo britânico à sua identidade, os Them Flying Monkeys têm vindo a surpreender o mercado nacional desde o seu surgimento em 2011. este ano, via Sony Music, lançam-se nos longa durações antecipando aquela que poderá ser uma das surpresas do ano. Pelas rádios nacionais já se ouve “Halos” e “Molly”, os dois primeiros avanços.
25 Fevereiro . PZ: Apresentação de “Império Auto-Mano”
São já quatro as edições assinadas pelo produtor e músico do Porto. O sucessor de “Mensagens da Nave-Mãe”, editado em 2015, é um contra-ataque às hordes globalizadas do sitema vigente e d´á pelo nome de “Império Auto-Mano”. Reorganizando o caos modernos algures entre o techno e o hip hop, PZ volta a entregar-nos um disco que é seu em toda a linha: um objecto meio pop, meio estranho e totalmente português.
MARÇO
4 Março . TOCHA PESTANA: “Apresentação de “Top Flop”
Depois da edição de “Música Moderna” e aproveitando a relação profissional com Pedro Chamorra (Voxels, Deselektor), a dupla construiu um novo disco que explora ainda mais o uso de máquinas analógicas, drum pads e sintetizadores Moog e Korg. Uma mistura de universos, entre os acordes maiores e menores, transportam as melodias para um limbo entre a melancolia e a euforia. TOP FLOP é um título tão simples quanto complexo, tão afirmativo quanto contraditório, contendo em si toda a problematização irónica da música pop actual.
11 Março . CAPTAIN BOY: Apresentação de “1”
O primeiro disco do cantautor Captain Boy é uma viagem, particular, por um universo de fragilidades, gravado de forma crua e eliminando tudo o que é acessório. Um canal directo entre o estúdio de gravação e o ouvinte, que será apresentado, em palco, com Steve Smyth, cantor norte-americano nomeado cujo single “Shake it” figura na listas de melhores vídeos do ano da Rolling Stone.
16 Março. RIDING PANICO: Lançamento de nodo Disco
Regresso de uma das bandas de culto da cena rock instrumental nacional, está de volta aos discos.
23 Março. XINOBI : Lançamento de EP
Já se afirmou como um dos DJs e produtores portugueses de maior vocação internacional, lançando inúmeros EPs e remisturas de música de dança garrida com sensibilidade pop. Agora aí depois do disco, segue um novo EP. Ainda pouco se sabe sobre o que vem aí deste novo trabalho.
ABRIL
1 Abril . MODA AMERICANA: Apresentação do disco de estreia
Os Moda Americana são uma banda de rock alternativo de Lisboa com uma sonoridade psicadélica moderna e expansiva. Oriundos de diversas esferas musicais, Afonso, Guilherme, Vítor (membros de Alice) e Hugo (Them Flying Monkeys) juntam-se a Nuno Fernandes para criar Moda Americana. No disco de estreia, do qual já ouvimos o single “Singapura”, exploram-se personagens surreais inspiradas no contacto entre a natureza e o imaginário.
Fonte:
Fotografia: Jaime Cancella de Abreu