NOVIDADES
RESTAURANTES &
GASTRONOMIA
CULTURA
LIFESTYLE
CURIOSIDADES
TODOS OS
EVENTOS

Que pena, este evento já terminou! :(

JAZZ AO LARGO 2024 | BARCELOS

JAZZ AO LARGO 2024 | BARCELOS

Jazz

Data
12/09/2024 até 15/09/2024
Ver progr | Quinta a Domingo
Local

Largo Dr. Martins Lima, Barcelos

Classificação Etária
Todas as Idades
PUB

Descrição do Evento

JAZZ AO LARGO 2024 | BARCELOS – O Jazz ao Largo 2024 regressa, na sua 9ª edição, a Barcelos de 12 a 15 de setembro, com um cartaz recheado de alguns dos maiores nomes nacionais e internacionais do jazz da atualidade.

JAZZ AO LARGO 2024 | BARCELOS - O Jazz ao Largo 2024 regressa, na sua 9ª edição, a Barcelos de 12 a 15 de setembro. com um cartaz recheado de alguns dos maiores nomes nacionais e internacionais do jazz da atualidade.

O evento tem uma programação diversificada, pontuada por vários workshops e concertos para todas as idades. O arranque do Festival, a 12 de setembro, às 22h00, no Largo Dr. Martins Lima, é feito por três excelentes instrumentistas – Jim Barr, Omar Gudjonsson e Matt Brown.

As atividades promovidas pelo evento Jazz ao Largo 2024 serão todas de entrada gratuita.

PROGRAMA JAZZ AO LARGO 2024

Barr / Brown / Gudjonsson

Dia 12 de setembro, quinta-feira | 22h00 | Largo Dr. Martins Lima

Com o objetivo de comemorar o 9º aniversário do festival jazz ao Largo, criaremos um ensemble específico e único para o festival. Lançaremos o desafio a 3 músicos de topo da cena jazzistica Mundial com o intuito de criar um espectáculo único e irrepetível. Nomes como o guitarrista Ómar Guðjónsson (ADHD), o Baterista Clive Deamer (Radiohead/Portishead) e o Baixista Jim Barr (Portishead) estão na nossa mira para esta noite memorável.
Pode ser uma imagem de 3 pessoas, instrumento musical e a texto

Jim Black & The Schrimps

Dia 13 de setembro, sexta-feira | 22h00 | Largo Dr. Martins Lima

Jim Black é um baterista e compositor perspicaz com uma propensão para texturas de rock complicadas, une forças com três músicos europeus com menos de 30 anos: o saxofonista alto dinamarquês Asger Nilssen, o tenor alemão Julius Gawlik e o baixista alemão Felix Henkelhausen. Jim Black está na vanguarda de uma nova geração de músicos que trazem o jazz para o século XXI.
Pode ser uma imagem de 4 pessoas e a texto

Jim White & Marisa Anderson

Dia 14 de setembro, sábado | 17h00 | Claustro CM Barcelos

Jim White e Marisa Anderson compartilham um grande apetite pela exploração musical. White, como membro do Venom P Stinger, Dirty Three e Xylouris White, é conhecido pela bateria criativa e idiossincrática. As suas habilidades singulares também levaram a colaborações com Cat Power, PJ Harvey e Bill Callahan, entre outros. A produção prolífica de Anderson como artista solo, o seu domínio das formas tradicionais de folk e blues e as suas habilidades para torná-las inteiramente suas a estabeleceram como uma das guitarristas mais emocionantes e inovadoras da última década.
As consideráveis habilidades técnicas de White e Anderson são usadas da maneira mais inventiva e não convencional em sua gravação de estreia em dupla, The Quickening. A amizade da dupla e a natureza exploratória compartilhada informam essas improvisações calorosas e ousadas. As performances notáveis do Quickening levam o ouvinte a uma jornada de descoberta exuberante.

Maria João & Mário Laginha

Dia 14 de setembro, sábado | 22h00 | Largo Dr. Martins Lima

A capacidade inovadora de Maria João & Mário Laginha, proporciona em cada disco e nas suas atuações, momentos de criatividade e emoção. A música que interpretam não se pode rotular, sendo, muito simplesmente, a que gostam de fazer. Nela se encontram a originalidade e as influências sonoras dos países por onde passam para apresentar os seus concertos. Juntos gravaram, até agora, mais de uma dezena de discos, todos eles aclamados pela crítica da especialidade.

Neste concerto, Maria João e Mário Laginha percorrem mais de duas décadas de trabalho em conjunto, apresentando, para além de “Iridescente” – último trabalho de originais da cantora e do pianista, – músicas dos discos “Chocolate”, “Tralha”.

Caçadores de Sons

Dia 15 de setembro, domingo | 10h00 | Theatro Gil Vicente

SONOSCOPIA | Duração do workshop: 120 minutos
PÚBLICO-ALVO: A partir dos 3 Anos/ Famílias

Partindo de um mapa/roteiro previamente elaborado, os participantes farão um percurso com vários pontos de paragem, onde se encontrarão alguns dispositivos de escuta criados pela Sonoscopia, que ali serão também previamente colocados.

O objetivo desses dispositivos é facilitar diferentes interações com os sons, de forma a envolver os participantes em experiências de escuta ativas e significativas relacionadas com a paisagem sonora circundante. No final, o grupo partilhará entre si um pouco daquilo que foi vivenciado ao longo do workshop, assinalando momentos importantes e eventos-chave, num diálogo que pretende refletir sobre a forma como cada um de nós se relaciona com a paisagem e a sua componente sonora.

Pierre Bastien

Dia 15 de setembro, domingo | 17h00 | Theatro Gil Vicente

SONOSCOPIA | Duração do workshop: 120 minutos
PÚBLICO-ALVO: A partir dos 3 Anos/ Famílias

Pierre Bastien (nascido em Paris, 1953) pós-graduado em literatura francesa do século XVIII na Universidade Paris-Sorbonne. Em 1977 construiu sua primeira maquinaria musical. Nos dez anos seguintes compõe para companhias de dança e toca com Pascal Comelade. Nesse ínterim, ele estava constantemente a desenvolver a sua orquestra mecânica. Desde 1987 concentra-se a apresenta-la através de performances solo, instalações sonoras, gravações e colaborações com artistas como Pierrick Sorin, Karel Doing, Jean Weinfeld, Robert Wyatt ou Issey Miyake. Um concerto que se prevê fascinante.

Ensemble Jazz ao Largo

Dia 15 de setembro | 18h30 | TUBA Autocarros

SONOSCOPIA | Duração do workshop: 120 minutos
PÚBLICO-ALVO: A partir dos 3 Anos/ Famílias

O Ensemble Jazz ao Largo, criado em 2022, é um Ensemble com músicos locais e fruto dos workshops ministrados pela Associação Porta-Jazz durante o ano no Theatro Gil Vicente. Nestes workshops são desenvolvidas competencias e ferramentas úteis à improvisação.

 

A programação do Festival Jazz ao Largo encontra-se na íntegra inserida no apoio à programação da DGARTES e é por esta financiada.

Mais informações aqui.

Informação Extra:

Acesso de Mobilidade Reduzida, Autocarros, Bares, Estacionamento, Multibanco, Restaurantes

Morada:

Largo Dr. Martins Lima, Barcelos

Coordenadas GPS:

41°31'46.96"N
8°37'18.52"W

Criar Conta de Utilizador