A exposição Black on White é um projecto cuidadosamente pensado, apresentando obras de sete artistas representados pela galeria Apteka Sztuki que têm duas coisas em comum: o preto e branco como meio dominante de expressão de cor e a paisagem como tema. A inauguração na Galeria Monumental tem lugar no próximo sábado dia 03 de Novembro, às 17:00.
Trata-se de uma mostra de distintas personalidades criativas que capturam o momento em que o objecto se torna abstracto: Alek Slon e Agnieszka Zawisza organizam a realidade visual de uma forma emocional que não impõe uma narrativa, mas se concentra em mostrar os puros elementos da pintura. Nas paisagens de Magda Fokt e Kama Jackowska, o mundo visível é transformado em estrutura abstracta.
O trabalho de Darek Korol é uma experiência tecnológica única, que envolve telas e fumo. As suas obras são efémeras, próximas da ideia budista de transitoriedade e mostram a paisagem conceptual interior.
Robert Jaworski ultrapassa os limites da pintura. Aqui temos a pintura que é praticada após a pintura. As sequências de associações correm de forma livre para a natureza. O artista cria obras que não representam qualquer lugar particular, mas que são percebidas à semelhança de lugares. Michael Elis cria esculturas abstractas de madeira que são uma homenagem ao material.
Esta reunião de artistas que trabalham no campo da pintura, gravura e escultura é uma tentativa de apresentar uma perspectiva transversal da arte polaca contemporânea “