NOVIDADES
RESTAURANTES &
GASTRONOMIA
CULTURA
LIFESTYLE
CURIOSIDADES
TODOS OS
EVENTOS

CONCERTO DE ANTÓNIO ZAMBUJO MARCA INÍCIO DO NATAL EM MATOSINHOS

António Zambujo marca início da animação de Natal em Matosinhos

António Zambujo marca início da animação de Natal em Matosinhos, com um concerto, de entrada livre, no dia 30 de novembro, pelas 21:30, diante dos paços do concelho. Iluminações dinâmicas diante dos paços do concelho, uma feira de artesanato renovada e a animação da Rua Brito Capelo são algumas das apostas da Câmara Municipal de Matosinhos para dinamizar o comércio tradicional entre 30 e novembro e 6 de janeiro.

É gorducho e vermelho, mas ainda assim irresistível. O Pai Natal está de volta a Matosinhos, este ano rodeado de uma programação ambiciosa cujo arranque ficará marcado, esta sexta-feira, por um concerto gratuito de António Zambujo, que acaba de lançar novo disco, “Do Avesso”. As novas canções e os principais êxitos do músico alentejano vão, assim, contribuir para um início às direitas da quadra natalícia, à qual não faltará a tradicional Feira de Artesanato de Matosinhos, que abrirá também na sexta-feira, transformada este ano numa autêntica aldeia de Natal.

São, pois, muitas e boas novidades que o Natal traz a Matosinhos. Ainda antes do concerto de António Zambujo, diante dos paços do concelho, serão inauguradas as tradicionais iluminações, que voltam a encher de cor as principais ruas comerciais das várias freguesias do concelho, com natural destaque para Matosinhos e Leça da Palmeira. A cerimónia que dá início aos festejos terá lugar, desta vez, na Rua Brito Capelo, pelas 17h30.

Organizada, como é habitual, pela associação Andarte, com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos, a Feira de Artesanato de Matosinhos volta a decorrer entre o arvoredo do Jardim Basílio Teles. O espaço surgirá, todavia, totalmente renovado com a instalação de dezenas de barraquinhas de madeira, uma espécie de aldeia do Pai Natal para graúdos e miúdos, onde o mais difícil vai ser resistir ao melhor do artesanato português, aos queijos, aos doces e aos enchidos.

Entre a feira e os paços do concelho estará também montada, mas apenas a partir de 8 de dezembro por força dos estragos provocados pela tempestade do passado domingo, uma inovadora estrutura de iluminação natalícia, dinâmica, a qual proporcionará grandes espetáculos de luz, cor e som. Vai valer a pena esperar.

Também no dia 30, e após o concerto de António Zambujo nos jardins a Biblioteca Municipal Florbela Espanca, a abertura do programa de Natal de Matosinhos, que se prolongará até 6 de janeiro, ficará ainda marcada por um espetáculo de fogo-de-artifício. Para mais tarde recordar (e partilhar nas redes sociais), o espaço contará ainda com a magia quase infantil dos carrosséis.

O outro grande polo da animação será a Rua Brito Capelo, que vai estar decorada com iluminações e uma passadeira vermelha a preceito. O comércio tradicional vai atribuir prémios aos seus clientes mais fiéis (sorteios nos dias 1, 5, 8, 12, 15, 19 e 22 de dezembro, de acordo com o regulamento disponível no site da Câmara Municipal) e também uma viagem para duas pessoas à Disneyland Paris .

As melhores montras da tradicional artéria comercial de Matosinhos vão também ser premiadas, podendo, assim, rivalizar com a Casa do Pai Natal que ali vai estra montada até 23 de dezembro. E para que a animação não falte, a Brito Capelo voltará este ano a ser palco de um desfile de figuras alusivas à quadra natalícia. O percurso festivo será efetuado todos os sábados de dezembro, pelas 11h30, e ligará os paços do concelho e o Mercado Municipal.

A programação contará ainda, no dia 1 de dezembro, pelas 17 horas, com um espetáculo de bailado que tratará um excerto de “Copélia” ao espaço diante dos paços do concelho. Para o dia 14 de dezembro está ainda prevista a inauguração, na galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca, uma exposição de presépios do acervo do colecionador Cristóvam Dias. Patente até março, esta mostra reúne peças da tradição artesanal portuguesa e de outros países, contando com peças de Rosa Ramalho, Júlia Ramalho, Rosa Côta e dos Irmãos Mistério, entre outros.

Foto de António Zambujo: © Rita Carmo

Criar Conta de Utilizador