Que pena, este evento já terminou! :(
4º ALGARVE SMOOTH JAZZ FESTIVAL 2019 | ALBUFEIRA
Música & Festivais
Pine Cliffs Resort, Albufeira
Descrição do Evento
4º ALGARVE SMOOTH JAZZ FESTIVAL 2019 – Olá amantes do Smooth Jazz de todo o mundo,
A espera terminou! É com orgulho que vos apresentamos o novo anfitrião do ALGARVE SMOOTH JAZZ FESTIVAL: PINE CLIFFS – um prestigiado e galardoado Resort, que faz parte dos melhores resorts de luxo e para famílias. Esta jóia oculta goza de uma espectacular localização junto ao mar sobre as falésias vermelhas do Algarve, mesmo sobre a famosa Praia da Falésia, que é considerada uma das três mais belas praias de Portugal.
Além disso o resort, com uma fantástica localização, aguarda os concertos: o Tabu Garden Lounge é um local ao ar livre sobre a falésia. Imagine-se a ouvir música ao vivo com uma bebida na mão e a ver não só o palco, mas também o atlântico, sem sair do seu lugar. É possível disfrutar melhor de um line up de artista de primeira categoria? Todas as noites terminam com as festas after show no Aldar Club.
Todos os detalhes relativos a bilhetes para os concertos, pacotes de hotel e respectivos preços disponíveis em www.smoothjazzshop.eu
ARTISTAS & PROGRAMA 4º ALGARVE SMOOTH JAZZ FESTIVAL 2019
RICK BRAUN – Trumpet & Vocals
Quem já o viu atuar em palco sabe que ele é um entertainer que transborda energia. Constante presença nos tops, venceu por duas vezes o prémio de Artista Smooth Jazz Artist do ano da Gavin Report e alcançou variadíssimas vezes o número um da tabela do Jazz Contemporâneo da Billboard – apesar disto Rick Braun permaneceu modesto. O trompetista e cantor natural de Allentown/Pensilvânia emergiu no panorama musical pela primeira vez como membro da banda de fusão jazz, Auracle, que se desmembrou logo após dois LPs. Após ter alcançado um primeiro lugar como covocalista dos REO Speedwagons com “Here with me”, tornando-se companheiro de palco de artistas como o palco e o estúdio com artistas como Rod Steward, Sade, Tina Turner, Natalie Cole e Tom Petty. Quando alcançou o seu grande êxito com “Cadillac Slim”, teve de decidir: continuar a fazer digressões com o Rod ou seguir o seu próprio caminho. Nunca se arrependeu por se ter decidido pelo último. Rick escreveu não só muitos dos seus êxitos, que chegaram a número 1, como para outros músicos. Para além disso, atuou regulamente com outros artistas – quer como membro do RnR (com Richard Ellito) quer do BWB (com Norman Brown e Kirk Whalum).
JAVIER COLON – Vocals
O cantor, compositor e guitarrista Javier Colon nasceu em Connecticut. Filho de pai dominicano e mãe porto-riquenha, revelou-se um prodígio musical desde tenra idade. Após ter-se formado na Hartt School of Music da University of Hartford, depressa se tornou o vocalista do grupo de neo-funk EmCQ, tendo passado dois anos em digressão como vocalista no Derek Trucks Band. Depois de ter decidido continuar sozinho como cantor, a sua carreira deu uma volta inesperada, mas propícia: em 2011, ele ganhou a primeira temporada do “The Voice”, da NBC. O seu mentor no “The Voice” foi Adam Levine, dos Maroon 5, e teve a oportunidade de tocar com o grupo em vários concertos no México e na América do Sul. Ele também participou no Dave Koz Cruises e a sua colaboração com o famoso saxofonista de jazz também inclui uma série de espetáculos no Japão. Dotado de uma incrível voz emotiva, uma personalidade carismática e uma presença dominante em palco, Javier já ganhou atenção internacional dos fãs. Eles estão entusiasmados com a sua mistura de pop, rock e R&B – um estilo distinto que o próprio Javier denominou “acoustic soul”.
KIM WATERS – Saxophone
O saxofonista, compositor e produtor Kim Waters nasceu em Baltimore e cresceu numa família de tradição musical. Vai buscar inspiração essencialmente aos ícones do jazz Duke Ellington, Herbie Hancock, George Benson ou Cannonball Adderley. Aprendeu a tocar o seu primeiro instrumento musical, o violino, aos 8 anos („Não foi muito bem aceite pela malta“, diz Kim), mas no espaço de cinco anos encontrou a sua verdadeira vocação: o saxofone alto e soprano. Pouco depois forma a sua primeira banda com os seus irmãos James (com quem ainda actua) e Eric, bem como com o seu amigo de infância Cyrus Chestnut. Durante anos partilha o palco com a elite: Ray Charles, Isaac Hayes, Quincy Jones, Grover Washington, Jr. e Maysa Leak, para nomear apenas alguns. Actualmente, Kim vive em Georgia com a sua família – quando não está a viajar em digressão pelo mundo e a deliciar o seu público com melodias sonhadoras e grooves sedutores. A sua música combina elementos do Jazz, R&B, Funk and Soul. No seu novo CD, „What I Like“, em modo de „banda de um homem só”, Kim toca quase todos os instrumentos.
PAUL BROWN – Guitar & vocals
Paul Brown começou como baterista e depois tornou-se engenheiro de som para lendas do R&B, tais como Diana Ross, Luther Vandross ou Aretha Franklin, bem como produtor de Urban-Jazz, que ganhou duas vezes o Grammy, antes de se tornar num guitarrista e artista a solo popular. Durante os 12 anos após o lançamento do seu álbum de estreia, o guitarrista nascido e criado em Los Angeles produziu sete álbuns a solo e mais de 60 #1 Radio-Airplay-Hits para si e para outros artistas. Fez milhares de actuações pelo mundo inteiro, incluindo Gigs com os seus colegas guitarristas Larry Carlton, Chris Standring e Marc Antoine, mas também com outros artistas influentes do género, tais como Euge Groove, Rick Braun, Kirk Whalum, Boney James, Jeff Golub e Al Jarreau. Mesmo assim, Paul admite que ainda está a tentar encontrar-se como artista. Apesar de todos estes elogios e actuações ao vivo, ele continua alegre mas inquieto – e o seu único objectivo é mergulhar cada vez mais na música que mexeu com ele desde o início: o Blues.
JEFF KASHIWA – Saxophone
Jeff Kashiwa nasceu em Seattle e já na escola primária tocava instrumentos de sopro de madeira. Já nessa altura sabia que estava destinado a ser músico. Ele tornou-se conhecido como o jovem saxofonista de jazz contemporâneo mais cativante durante o seu primeiro ano com os “The Rippingtons”, em 1989. Juntos tocaram em centenas de espetáculos em todo o mundo e Jeff participou em muitas gravações do grupo. Após uma longa década com o grupo, Jeff concentrou-se numa carreira a solo. Muitos ficaram surpreendidos com este passo, mas ele queria muito expressar-se através da sua própria música. Em 2004 formou os “The Sax Pack”, um terceto de saxofonistas, em que faziam também parte Steve Cole e Kim Waters. O grupo encanta o público com o seu “Rat Pack style” nas digressões pelos Estados Unidos e no estrangeiro. Para celebrar o vigésimo aniversário em digressão, Jeff encontrou-se com os “The Rippingtons” dois anos mais tarde e continuou a gravar e a fazer digressões com o grupo por mais dez anos. Além de fazer digressões com os “The Sax Pack” e com o seu próprio grupo “Coastal Access”, Kashiwa também dá vários cursos de música.
KAYLA WATERS – Piano
A jovem artista Kayla Waters é uma excelente pianista, compositora e produtora. Sendo filha de Kim Waters, cresceu numa família de forte tradição no jazz e faz „música“ desde tenra idade: „Baby K.“ ía para a sala e começava a “tocar” no piano Brentwood de casa com apenas 10 meses. Aos seis anos começou a ter aulas de piano. Kayla apaixonou-se imediatamente, aprendeu a lidar com o seu talento musical e decidiu – enquanto observava a carreira do pai – seguir também uma carreira a solo como pianista de jazz. Licenciou-se em Piano (Summa Cum Laude) na Howard University. Não só participou em vários álbuns do seu pai, como também tocou em concertos e festivais de Jazz de renome no mundo inteiro – primeiro com o pai e depois sozinha. Já trabalhou com os melhores, tais como Stevie Wonder, Patrice Rushen, Avery Sunshine e Maysa Leak, entre muitos outros. O seu talento levou ao reconhecimento nacional no espectáculo „Black Girls Rock“-Awards-Show do canal televisivo BET.
BOBBY LYLE – Piano
O pianista e teclista Bobby Lyle tem sido uma presença constante no mundo do jazz há mais de três décadas. Ele começou a sua carreira aos dezasseis anos, tocando em bares locais em Minneapolis. Após o ensino secundário, inscreveu-se no Macalester College em St. Paul, onde estudou piano durante dois anos, antes de se fazer à estrada como músico profissional. A sua mudança de Minneapolis para Los Angeles fez com que conhecesse casualmente o co-fundador de Jazz Crusader, Wayne Henderson. Este tornou-se o mentor de Bobby, assegurou-lhe o seu primeiro contrato e produziu o seu primeiro álbum. O seu percurso musical levou Bobby a actuar em variadíssimos festivais em todo o mundo e trabalhou como director musical para artistas como Al Jarreau, Anita Baker, Bette Midler e Phyliss Hyman. Bobby também dá aulas a estudantes de piano, vertente jazz. Em 2014, Bobby iniciou, juntamente com Guy Michaels, uma personalidade conhecida no mundo da rádio do segmento smooth jazz, o programa „The J-Spot“ – o primeiro Jazz-Show de Houston na televisão.
GERALD VEASLEY – Bass
O pianista e teclista Bobby Lyle tem sido uma presença constante no mundo do jazz há mais de três décadas. Ele começou a sua carreira aos dezasseis anos, tocando em bares locais em Minneapolis. Após o ensino secundário, inscreveu-se no Macalester College em St. Paul, onde estudou piano durante dois anos, antes de se fazer à estrada como músico profissional. A sua mudança de Minneapolis para Los Angeles fez com que conhecesse casualmente o co-fundador de Jazz Crusader, Wayne Henderson. Este tornou-se o mentor de Bobby, assegurou-lhe o seu primeiro contrato e produziu o seu primeiro álbum. O seu percurso musical levou Bobby a actuar em variadíssimos festivais em todo o mundo e trabalhou como director musical para artistas como Al Jarreau, Anita Baker, Bette Midler e Phyliss Hyman. Bobby também dá aulas a estudantes de piano, vertente jazz. Em 2014, Bobby iniciou, juntamente com Guy Michaels, uma personalidade conhecida no mundo da rádio do segmento smooth jazz, o programa „The J-Spot“ – o primeiro Jazz-Show de Houston na televisão.
BRIAN SIMPSON – Keyboards
O tecladista Brian Simpson cresceu no Illinois, mas vive em Los Angeles desde a sua formatura na Northem Illinois University. Ele sempre soube que a música teria o papel principal na sua vida. Brian cria melodias inesquecíveis e grooves irresistíveis. A forma emotiva como lida com a música, a sua abordagem eloquente, as harmonias sofisticadas, ligadas aos tons superiores do blues, um toque de R&B e um sentido refinado de como fazer a tal música que se destaca, levou-o a ser a primeira escolha de músicos importantes, tais como George Duke, Larry Carlton, Billy Cobham, Gerald Albright, Norman Brown e Dave Koz. Acompanhou este último durante quase 20 anos como director musical; além disso foi diretor musical no “The Smooth Jazz Cruise” durante 10 anos. Ele sempre trabalhou como músico de jazz, mesmo quando fazia digressões pelo mundo com divas pop, tais como Teena Marie, Sheena Easton e Janet Jackson. Em 1991, juntamente com os Surface, escreveu a faixa, “The First Time”, que conquistou o primeiro lugar nas tabelas R&B e Adult Contemporary. Em 2015 lançou-se numa carreira a solo com a faixa de maior sucesso na rádio “It´s All Good.”
ELAN TROTMAN – Saxophone
Nascido e criado em Barbados, Elan Trotman começou a tocar piano aos 7 anos e cinco anos mais tarde trocou-o pelo saxofone. Formou-se no Berklee College of Music em Boston e desenvolveu-se rapidamente no mundo do jazz num performer interessante e emotivo. Apesar de se ter inspirado em Grover Washington Jr., Kirk Whalum e Arturo Tappin, ele aborda o jazz à sua maneira com ideias novas e som inconfundível, diluindo os ritmos das Caraíbas da sua terra natal com texturas de trompa. A New England Urban Music Awards e a Barbados Music Awards nomearam-no várias vezes artista de jazz do ano. Elan já esteve no estúdio e em palco com grandes artistas de renome mundial, tais como Roberta Flack, Jonathan Butler, Keiko Matsui, Earl Klugh, Jeff Lorber, Peter White, Brian Simpson, e muitos outros. Sendo um grande adepto desportista, já tocou em várias ocasiões o hino nacional para equipas como Boston Celtics, Boston Red Sox, Arizona Diamondbacks, Cincinnati Reds e Los Angeles Dodgers.
BLAKE AARON – Guitar
Considerado um “génio na guitarra” pelo Los Angeles Times, um “virtuoso na guitarra” pelo Critical Blast e “incrivelmente talentoso” por Dave Koz, o guitarrista, compositor e produtor da Califórnia do Sul, Blake Aaron, começou a sua carreira como músico e sideman num estúdio em Los Angeles. Ele já gravou e actuou com artistas como Philip Bailey, Sheila E., Bobby Womack, Carlos Santana, The Gap Band, Keiko Matsui, Warren Hill e muitos outros. Ele está no topo da lista de guitarristas session para actuar em espectáculos de televisão, tais como „Half Past Dead 2“ de Steven Seagal e „The Ben Stiller Show“. „As pessoas conhecem-me hoje como artista de jazz contemporâneo, mas eu já participei nos mais variados grupos, toquei Rock, Funk, R&B e Straight Ahead Jazz. Eu nunca consegui concentrar-me num só género musical. Muitos artistas tendem a concentrar-se num trademark sound, mas eu tenho de utilizar diferentes formas para me expressar, porque sou assim. Este modus operandi mantém os álbuns interessantes e diversificados e a apresentação no palco é espontânea“, diz Aaron, que gosta de tocar guitarras diferentes nos Live-Shows. As suas favoritas: D’Angelico Hollow Body, Fender Stratocaster e Cordoba Nylon String.
ADAM HAWLEY – Guitar
O guitarrista Adam Hawley é conhecido pela sua abordagem ao jazz contemporâneo e R&B, de forma suave e de estilo groove. Ele nasceu em Oregon e começa a ter aulas de piano a pedido da sua mãe, tendo acrescentado, um ano mais tarde, aulas de guitarra. Na sua adolescência, ele fez uma digressão com um grupo de Bluegrass e liderou a sua própria banda de blues. Em 2002, Adam mudou-se para Los Angeles e, oito anos depois, completou um Doutoramento em Musical Arts in Studio/jazz guitar na University of Southern California. Após o ensino superior, o talentoso performer tocou em vários espectáculos ao vivo e em estúdio com artistas, tais como Natalie Cole, Jennifer Lopez, Dave Koz, Rick Braun, Gerald Albright, Manhattan Transfer, e muitos outros. A abundância de oportunidades de tocar ao vivo e em sessões – para além de dar aulas em vários institutos e escolas – mantiveram-no ocupado, apesar de originalmente planear gravar um álbum a solo em 2005. Em 2016, conseguiu lançar o seu primeiro álbum. Só o seu primeiro single “35th St.” (ft. Eric Darius no saxofone) ocupou mais tempo o 1º lugar no Billboard em 2016 (5 semanas).
GABRIEL MARK HASSELBACH – Trumpet
Gabriel Mark Hasselbach toca muitos instrumentos – trompeta, flauta, fliscorne e trombone –, sendo a trompeta o seu favorito. Ele nasceu e foi criado em Colorado, e seguiu o seu instinto nos anos 70 e mudou-se para Vancouver. „Eu trouxe a minha bicicleta, a minha trompeta e um monte de livros de música“, disse numa entrevista. „Nunca frequentei o conservatório, mas li muitos livros, pratiquei e toquei muito. Penso que foi assim que consegui preservar o meu EU musical e a minha peculiaridade como músico.“ A sua carreira na cena mundial começou com o Powder Blues Band (vários álbuns de platina). Após muitas digressões nacionais e internacionais, Gabriel iniciou a sua carreira a solo, alcançando sucessos notáveis no straight ahead jazz. No entanto, ele prefere „o domínio ritmicamente sucinto do smooth jazz, devido à diversidade de cores e estruturas”. Ele também já actuou em inúmeros festivais como solista (p.ex. Montreux Jazz Festival, North Sea Jazz Fest) e gravou e actuou com artistas como Bob James, Little Richard, George Benson, John Denver, The O’Jays, Ben E King, John Lee Hooker, Paul Hardcastle ou Michael Bublé. (O álbum de Bublé ‘Dream’ foi produzido no estúdio de Gabriel.)
4º ALGARVE SMOOTH JAZZ FESTIVAL 2019
PROGRAMA BÁSICO: (Sujeito a alterações.)
*** Detalhes a serem anunciados em breve ***
Terça-feira, 1 de outubro
WELCOME DINNER incl. concerto à noite (assentos livres)
Quarta-feira, 2 de outubro
2 CONCERTOS à noite (assentos numerados)
AFTERSHOW CHILL da meia-noite
Quinta-feira, 3 de outubro
THE AFTERNOON CHILL à tarde
The afternoon hang…
feat. chilled drinks & loungy DJ grooves.
feat. live artists interviews
2 CONCERTOS à noite (assentos numerados)
AFTERSHOW PARTY da meia-noite
Sexta-feira, 4 de outubro
THE AFTERNOON CHILL à tarde
The afternoon hang…
feat. chilled drinks & loungy DJ grooves.
feat. live artists interviews
2 CONCERTOS à noite (assentos numerados)
AFTERSHOW PARTY da meia-noite
Sábado, 5 de outubro
2 CONCERTOS de manhã (assentos livres)
THE AFTERNOON CHILL à tarde
The afternoon hang…
feat. chilled drinks & loungy DJ grooves.
feat. live artists interviews
2 CONCERTOS à noite (assentos numerados)
AFTERSHOW PARTY da meia-noite
Domingo, 6 de outubro
2 CONCERTOS de manhã (assentos livres)
THE AFTERNOON CHILL à tarde
The afternoon hang…
feat. chilled drinks & loungy DJ grooves.
feat. live artists interviews
CONCERTO à noite (assentos livres)
FAREWELL AFTERSHOW CHILL
4º ALGARVE SMOOTH JAZZ FESTIVAL 2019 – Mais informação ver aqui
www.facebook.com/SmoothJazzEurope/videos/2922601467755407/?t=2
Morada:
Praia da Falesia, Apartado, 8200-909 AlbufeiraCoordenadas GPS:
37°5'47.71"N8°10'44.17"W