Que pena, este evento já terminou! :(
CARNAVAL DA MEALHADA 2020 | PROGRAMA GERAL
Carnaval
Mealhada (Carnaval), Mealhada
Descrição do Evento
CARNAVAL DA MEALHADA 2020 | PROGRAMA GERAL – A atriz e cantora portuguesa Luciana Abreu e o ator brasileiro Leonardo Vieira são os Reis em 2020 do Carnaval Luso Brasileiro da Bairrada. O evento, que se realizará de 21 a 25 de fevereiro, está a ser preparado há já três meses, com a nova direção da Associação de Carnaval da Bairrada a não ter mãos a medir para tantas novidades, nomeadamente, a edição de um livro, em 2021, representativo dos cinquenta anos do Carnaval da Mealhada, a eleição da Musa e Malandro do Samba Portugal aquando do Festival de Samba e ainda a possibilidade de “apadrinhamento”, por parte de patrocinadores, de bilheteiras e bancadas.
A tradição vai manter-se, em 2020, com o Carnaval da Mealhada a receber um rei brasileiro, o ator Leonardo Vieira, que conta no currículo com mais de quarenta telenovelas, entre elas, Senhora do Destino e Prova de Amor. De braço dado consigo, Leonardo Vieira trará Luciana Abreu, a eterna Floribela, conhecida dos portugueses pela sua música e participação em telenovelas.
Tal como nos dois últimos anos, haverá dois corsos diurnos (nas tardes de 23 e 25 de fevereiro) e um noturno na noite de segunda-feira, dia 24, mantendo-se o centro da cidade como epicentro de toda a festa. A partir de sexta-feira, 21 de fevereiro, as noites serão por conta da Tenda até terça-feira de Carnaval. “No fim-de-semana anterior, no dia 16, decorrerá o Carnaval de Palmo e Meio”.
A ordem do Carnaval da Mealhada 2020 é:
Sexta feira, dia 21 (Apresentação das Escolas de Samba – Noites da Tenda)
1 – Sócios da Mangueira
2 – Amigos da Tijuca
3 – Real Imperatriz
4 – Batuque
Domingo, dia 23 (corso diurno)
1 – Real Imperatriz
2 – Amigos da Tijuca
3 – Batuque
4 – Sócios da Mangueira
Segunda Feira, dia 24 (desfile noturno)
1 – Sócios da Mangueira
2 – Amigos da Tijuca
3 – Real Imperatriz
4 – Batuque
Terça feira, dia 25 (corso diurno)
1 – Sócios da Mangueira
2 – Batuque
3 – Amigos da Tijuca
4 – Real Imperatriz
Informamos que, se chover, e o corso de Domingo não se realizar, a ordem do de Domingo passa para Terça-Feira.
Rui Marqueiro, presidente da Câmara da Mealhada, agradeceu a escolha do Salão Nobre da Autarquia que preside para a apresentação dos Reis do Carnaval. “É uma honra estarem aqui hoje e oxalá venha o bom tempo no fim-de-semana de Carnaval”, enalteceu o edil, garantindo que “a Câmara cumprirá com aquilo que se comprometeu – apoio logístico, vinte e quatro mil euros para a ACB e trinta e seis mil euros repartidos pelas quatro escolas de samba”, não descartando a hipótese de, no futuro, “haver um aumento na comparticipação camarária”.
“Sabemos da importância do Carnaval e do quanto a economia local, nomeadamente nas áreas da restauração e hotelaria, ganham nos dias de desfile”, disse o autarca.
Novidades essas que passam pela apresentação, em 2021, de um livro dos cinquenta anos de história do Carnaval, “repleto de depoimentos”, que será realizado numa co-autoria de Mário Bruno Gaspar, diretor de uma empresa de comunicação e ex-jornalista, e da jornalista Mónica Sofia Lopes.
Já em relação ao Festival de Samba, que se realizará a 18 e 19 de setembro de 2020, haverá a eleição da Musa e Malandro do Samba Portugal, que pretende eleger os melhores sambistas feminino e masculino do país, introduzindo “algo novo e diferente” num espetáculo reconhecido, a nível nacional, há cerca de duas décadas.
A nível financeiro, e numa perspetiva autossustentável do evento, haverá a possibilidade de apadrinhamento de bancadas e bilheteiras, dando-lhes também assim “um novo rosto”. Para além disso, a ACB pensa em criar um Museu do Carnaval e um local edificado para as quatro escolas de samba, podendo a ideia vir a ser colocada em prática num espaço camarário por reabilitar.
Bairrada Informação
CARNAVAL DA MEALHADA 2020 | PROGRAMA GERAL – Mais informação ver aqui
Informação Extra:
Autocarros, Comboios, EstacionamentoMorada:
3050-330 MealhadaCoordenadas GPS:
40°22'45.31"N8°27'12.5"W