NOVIDADES
RESTAURANTES &
GASTRONOMIA
CULTURA
LIFESTYLE
CURIOSIDADES
TODOS OS
EVENTOS

Que pena, este evento já terminou! :(

CARNAVAL DE TORRES VEDRAS 2025

CARNAVAL DE TORRES VEDRAS 2025

Carnaval

Data
28/02/2025 até 05/03/2025
9:30 | Segunda, Terça, Quarta, Sexta, Sábado, Domingo
Local

Torres Vedras, Torres Vedras

Classificação Etária
Todas as Idades
PUB

Descrição do Evento

CARNAVAL DE TORRES VEDRAS 2025PROGRAMA

28 FEVEREIRO | SEXTA-FEIRA (Entrada livre)

09h30 – Corso Escolar [centro da cidade]

14h30 – Baile de Máscaras Tradição com Abel Alves [Expotorres, Pavilhão Multiusos]

22h00 – Chegada e Entronização dos Reis do Carnaval [Estação Ferroviária à Av. 5 de Outubro]

23h00 às 04h00 – DJ’s Carnaval

– Praça Super Bock (Jardins de Santiago) | DJ Ginja

– Praça Paladin (Mercado Municipal de Torres Vedras) | DJ Naré

– Praça Dr. Alberto Avelino | DJ Gonçalo Costa

1 MARÇO | SÁBADO

21h00 – Corso Noturno: Concurso de Grupos de Mascarados e Tó’Candar Paladin com Banda Baco [centro da cidade] | (Entrada paga)

22h00 às 04h00 – DJ’s Carnaval

– Praça Super Bock (Jardins de Santiago) | DJ Ricardo F (Entrada paga)

– Praça Paladin (Mercado Municipal de Torres Vedras) | Arraial Fest (Entrada livre)

– Praça Dr. Alberto Avelino l DJ Vodzy (Entrada paga)

2 MARÇO | DOMINGO

14h30 – Corso Diurno: Carros Alegóricos, Grupos de Mascarados, Tó’Candar Paladin com Banda Baco e Carros Espontâneos [centro da cidade] | (Entrada paga)

22h00 às 04h00 – DJ’s Carnaval

– Praça Super Bock (Jardins de Santiago) | DJ Carito (Entrada Livre)

– Praça Paladin (Mercado Municipal de Torres Vedras) |DJ Cenoura (Entrada Livre)

– Praça Dr. Alberto Avelino l DJ Gonçalo Costa (Entrada Livre)

3 MARÇO | SEGUNDA-FEIRA

21h00 – Corso Noturno: Corso Trapalhão e Tó’Candar Paladin com Banda Baco [centro da cidade] | (Entrada paga)

22h00 às 04h00 – DJ’s Carnaval

– Praça Super Bock (Jardins de Santiago) |DJ Cenoura (Entrada paga)

– Praça Paladin (Mercado Municipal de Torres Vedras) | DJ Daniel Barão (Entrada livre)

– Praça Dr. Alberto Avelino | DJ Carito (Entrada paga)

23h00 – Concurso de Matrafonas [Av. 5 de Outubro, em frente à Câmara Municipal de Torres Vedras]

4 MARÇO | TERÇA-FEIRA (Entrada paga)

14h30 – Corso Diurno: Carros Alegóricos, Grupos de Mascarados, Tó’Candar Paladin com Banda Baco e Carros Espontâneos [centro da cidade]

15h00 – Anúncio dos vencedores do concurso de Grupos de Mascarados [Av. 5 de Outubro, em frente à Câmara Municipal]

5 MARÇO | QUARTA-FEIRA (Entrada livre)

21h00 – Enterro do Entrudo [da Av. Tenente Valadim ao Tribunal de Torres Vedras]

O Carnaval de Torres Vedras apresenta características tipicamente urbanas, ao mesmo tempo que mantém particularidades do entrudo rural.

As características tipicamente urbanas têm a sua origem numa elite local republicana e num grupo social emergente comercial e industrial que, no início do século XX, introduziu o corso, os carros alegóricos, as batalhas de flores e as figuras dos Reis do Carnaval (que remontam aos modelos carnavalescos franceses e italianos).

Por outro lado, alguns elementos rurais que visavam, na sua origem, a expurgação e purificação das comunidades – como o julgamento e a queima do entrudo – subsistiram no Carnaval de Torres Vedras. O mesmo aconteceu com a figura da matrafona, outro exemplo de transgressão das regras sociai, através da inversão dos papéis de género masculino e feminino.

O Carnaval de rua ganha outro protagonismo no ano de 1923. Foi nesse ano que teve início a “dinastia” régia, apenas com o Rei, protagonizado por Álvaro André de Brito. O ano marca o início da tradição do Rei do Carnaval de Torres Vedras, ainda que as manifestações carnavalescas sejam seculares.

Nesse ano, realizou-se a primeira receção ao Rei do Carnaval, que consistia num cortejo real com início na estação ferroviária, seguindo até ao Centro Histórico (com passagem pelas associações recreativas), acompanhado pelos ministros, pelas suas Matrafonas e pela banda filarmónica dos bombeiros.

No ano seguinte, surgiria a primeira Rainha do Carnaval de Torres Vedras, interpretada por Jaime Alves.

Apesar da importância crescente do Carnaval de rua, as coletividades não perderam o seu “lugar”. O Casino e o Grémio Artístico Comercial surgiram no início do século, seguindo-se, mais tarde, a Tuna Comercial Torreense. Posteriormente, inauguraram salas de cinema como o animatógrafo e o Teatro-Cine Ferreira da Silva, que também apresentavam programas especiais para esta quadra.

A eleição de uma Rainha matrafona, em 1924, poderá ter desencadeado um efeito difusor pelos homens no período carnavalesco, em que a transgressão de regras e a sátira imperam. As dificuldades económicas dos homens do campo também podem estar na origem do fenómeno. Não havendo dinheiro para comprar máscaras, recorriam ao vestuário da esposa ou da mãe.

O Carnaval de Torres Vedras conquistou projeção nacional logo na década de 1930. Considerado um cartaz turístico da região, foi, desde cedo, apoiado pela Comissão de Turismo.

A primeira Batalha de Flores realiza-se em 1931, na Avenida 5 de Outubro, em recinto fechado. O lucro desse ano reverteu a favor da Colónia Balnear Infantil de Santa Cruz.

Os primeiros cabeçudos surgiram na década de 1930 pelas mãos de Luís Faria, pintor, e Amílcar Guerreiro, artista plástico e autor da caraça que integra o logotipo do Carnaval de Torres Vedras…

A aplicação do Carnaval de Torres Vedras para plataformas digitais foi lançada em 2018, ano em que o evento contou com a presença do reconhecido fotógrafo Eduardo Gageiro, que registou os momentos mais importantes do Carnaval. Os Reis do Carnaval viriam mesmo a atribuir um decreto real em que nomearam o fotógrafo como Visconde da fotografia ambulante do Carnaval de Torres Vedras.

Entre as inovações registadas em 2019, encontramos o Arraial Fest, com a festa a fazer-se na Praça Dr. Alberto Avelino ao som de música popular portuguesa. Foi, ainda, implementado um novo sistema de barreiras de segurança, que incluía barreiras modulares antiterrorismo e um sistema de videovigilância.

Este foi o ano em que o Carnaval de Torres Vedras foi distinguido com a menção honrosa de mérito turístico 1.º grau, atribuída pelo Governo português, através da secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho. Já em 2020, o Carnaval foi finalista regional do concurso 7 Maravilhas da Cultura Popular.

Seguir-se-iam anos difíceis para todos os foliões, com a pandemia de COVID-19 a motivar o cancelamento dos festejos em 2021 e 2022.

Com imagens captadas ao longo da preparação e realização do Carnaval em 2020, o último antes da pandemia, Mariana Castelo Branco haveria de preparar o documentário Matrafonas, que estreou em 2022.

A matrafona como fenómeno social e coletivo é mesmo identificado como um dos fatores que contribuem para a “singularidade da festa”. Assim se escreve a ficha de património imaterial, uma vez que o Carnaval de Torres Vedras integrou o Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial em 2022.

Em 2023 realiza-se a primeira edição do Carnaval de Torres Vedras desde a pandemia. E para tornar o ano ainda mais especial, o evento marca o início das comemorações do Centenário do Carnaval de Torres Vedras, que decorrem até 14 de fevereiro de 2024.

BILHETES 2025
O acesso ao recinto do evento é condicionado a portadores de bilhete diário ou livre-trânsito durante os corsos de sábado à noite, domingo à tarde, segunda-feira à noite e terça-feira à tarde.

PULSEIRA LIVRE-TRÂNSITO 2025

(à venda após rotura de stock do Kit e até dia 1 de março, às 18h00)

Acesso: 4 corsos (sábado à noite, domingo à tarde, segunda-feira à noite e terça-feira à tarde)

Preço: 16€, IVA de 23%incluído

BILHETE DIÁRIO/CORSO
(à venda em data e local a anunciar e no dia de cada corso)

Acesso: Um dos corsos/animação (sábado à noite/ domingo à tarde/ segunda-feira à noite/ terça-feira à tarde)

Preço: 8€, IVA de 23% incluído

– Nas bilheteiras do evento, no próprio dia do corso

Nota: A compra do bilhete diário não necessita de troca obrigatória por pulseira. No entanto, caso pretenda sair e voltar a entrar no recinto no mesmo dia, deverá trocar o bilhete por pulseira.

NOTAS:

» Entrada gratuita para crianças até aos 8 anos, inclusive;

» Entrada gratuita para desempregados na terça-feira, dia 4 de março, mediante apresentação de declaração da Segurança Social, atualizada há menos de um mês, com acesso pela porta localizada na Rua Batalha Reis;

Descontos:
(Válido apenas para os bilhetes diários e cuja aquisição se realize na Promotorres E.M e na bilheteira do recinto, não se aplica na compra online)

10% desconto:

» Cartão Jovem ou Cartão Sénior Municipal, mediante apresentação do respetivo cartão e cartão de identificação;

» Dos 9 aos 11 anos, mediante apresentação do cartão de identificação;

Pessoas portadoras de incapacidade:
(Válido apenas para os bilhetes diários, e cuja aquisição se realize na Promotores E.M e na bilheteira do recinto, não se aplica na compra online)

» Com grau igual ou superior a 80% (para o próprio e para o acompanhante) – Gratuito.

» Com grau igual ou superior a 60%, até 79% (mediante apresentação do Atestado Multiusos de Incapacidade) – 50% desconto.

HORÁRIO DO RECINTO E BILHETEIRAS:

Sábado | 1 de março
19h00 às 04h00

Domingo | 2 de março
11h00 às 19h00

Segunda-feira |3 de março
19h00 às 04h00

Terça-feira | 4 de março
11h00 às 19h00

CARNAVAL DE TORRES VEDRAS 2025 – Mais informação ver aqui

Informação Extra:

Autocarros, Comboios, Estacionamento

Morada:

Torres Vedras 2560-032 Torres Vedras

Coordenadas GPS:

39°5'30.8"N
9°15'36.14"W

Criar Conta de Utilizador