Que pena, este evento já terminou! :(
COSI FAN TUTTE ESML | CENTRO CULTURAL BELÉM
Teatro & Arte
Centro Cultural de Belém - Grande Auditório, Lisboa
Descrição do Evento
COSI FAN TUTTE ESML
W. A. Mozart Cosi fan tutte – ópera em dois atos
Lorenzo Da Ponte libreto
Num café de Nápoles, Don Alfonso, um filósofo, insinua a possibilidade das noivas de Guglielmo e Ferrando poderem ser infiéis e, como resultado, os três homens fazem uma aposta já que os noivos não acreditam na infidelidade das suas noivas. Despina, criada de Fiordiligi e de Dorabella, ajuda Don Alfonso na intriga e, perante a pretensa partida dos noivos para a guerra, aconselha as irmãs a aproveitar este tempo em que eles irão estar fora para se divertirem alegando que eles farão o mesmo.
Don Alfonso leva os noivos a disfarçarem-se de Albaneses e apresenta-os às irmãs como seus amigos. Cada um tenta seduzir a noiva do outro. As noivas, mostrando-se renitentes de início, e depois de várias peripécias, acabam por vacilar ao jogo de sedução o que leva Guglielmo e Ferrando a acharem que poderão perder a aposta. Don Alfonso sugere que Ferrando e Guglielmo se casem com as suas novas noivas. Estes recusam-se considerando que não se conseguem casar com estas duas mulheres infiéis. Don Alfonso alerta que se não o fizerem ficarão solteiros porque se estas mulheres não foram fiéis nenhuma outra o será e leva-os a admitir que assim fazem todas (Così Fan Tutte).
Despina entra disfarçada de Notário e celebra o casamento entre as irmãs e os Albaneses. Quando os noivos estão a assinar o contrato nupcial ouve-se a marcha militar. Don Alfonso avisa que Guglielmo e Ferrando regressam do campo de batalha. Dorabella e Fiordiligi ficam desesperadas e escondem os Albaneses no quarto que aproveitam para trocar os seus disfarces pelo uniforme militar. Guglielmo e Ferrando quando entram e vêm um Notário na sala fingem-se indignados pela infidelidade das suas noivas até que lhes revelam a aposta que fizeram. As irmãs ficam indignadas, mas quando tudo fica esclarecido todos admitem que o melhor é não seguir os sentimentos mas sim a razão.
Rafaela Albuquerque FIORDILIGI
Maria Gil Proença DORABELLA
Tiago Gomes GUGLIELMO
Mian Chen FERRANDO
Joana Alves DESPINA
Francisco Henriques DON ALFONSO
Alunos da ESML Coro
Sílvia Mateus direção artística e encenação
Vasco Pearce de Azevedo direção musical
Élio Oliveira figurinos e adereços
Informação Extra:
Autocarros, Bares, Comboios, Estacionamento, RestaurantesMorada:
Praça do Império, Lisboa 1400-003 LisboaCoordenadas GPS:
38°41'43.84"N9°12'30.07"W
Transportes:
Autocarro: 201, 714, 727, 728, 729, 751Eléctrico: 15E
Comboio: Belém
Barco: Belém