Que pena, este evento já terminou! :(
FEIRA DE S. JOÃO 2019 | ÉVORA
Santos Populares
Évora, Évora
Descrição do Evento
FEIRA DE S. JOÃO 2019 – A Feira de São João, em Évora, é uma festa popular que se celebra, todos os anos, no Rossio de São Brás. Há mais de 500 anos que esta feira se realiza em Évora e é quase obrigatório que qualquer eborense a visite, pelo menos, uma vez por ano (há quem vá todos os dias). O tema escolhido para este ano será a Candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura 2027, um objetivo estratégico importante assumido pela Câmara Municipal em conjunto com as principais instituições representativas da cidade e da região.
Todos os que cá vivem se lembram de passar por lá com os seus pais desde bem pequenos e estarem sempre ansioso para que chegasse o mês de junho e poderem ir à feira.
Mas quem estiver a visitar Évora enquanto turista também tem muitas razões para conhecer a Feira de São João. Para além das tradicionais barracas e carrosséis que se encontram em qualquer festa popular por Portugal, andar a pé pelo Rossio de São Brás no final de junho vai dar a conhecer o artesanato do Alentejo, as atividades económicas, a comida alentejana,…
Divirta-se nas tasquinhas. Leve o seu filho ao parque infantil (aberto à noite só durante o período da feira) para brincar nos baloiços, escorregas e insufláveis. Ande nos carrosséis. Visite os expositores dos diversos municípios do Alentejo e de instituições como a Universidade de Évora. Assista a concertos.
Prove a comida (e a bebida). Compre artesanato e outras peças de arte.
Acima de tudo, desfrute do que é fazer parte da Feira de São João, que tem um significado histórico tão grande na vida de Évora.
O palco principal foi transferido para a zona de estacionamento junto à muralha, na entrada Oeste (Av. General Humberto Delgado).
PROGRAMA FEIRA DE S. JOÃO 2019
21 de junho | 21h30 – Ana Moura, não há outra voz no fado como a de Ana Moura. Uma voz que se passeia pela tradição livremente, sem deixar de flirtar com a música pop alargando, de uma forma muito pessoal, o raio de ação da canção de Lisboa. Mas aquilo que a distingue não é apenas um timbre grave e sensual como há poucos – Ana Moura transforma instantaneamente em fado qualquer melodia que interpreta, como um rastilho que se acende e explode no coração de quem a ouve.
22 de junho | 22h00 – Esperanza Fernandez, a artista espanhola que canta José Saramago na apresentação do seu disco “Mi voz en tu palabra”.
23 de junho | 22h00 – Happy Mess, o grupo Indie Pop-Rock que apresenta o novo disco “Dear Future”.
24 de junho | 22h00 – Encontro Regional de Etnografia e Folclore, com organização da Fundação INATEL.
25 de junho | 22h00 – Pedro Mestre, apresentando o seu mais recente trabalho discográfico “Mercado dos Amores”, que assinala 25 anos do seu percurso musical a “Cantar o Alentejo e Outros Cantes do Sul à Viola Campaniça”.
26 de junho | 22h00 – Dino d’Santiago, o artista com origens cabo-verdianas que concentra o seu talento na união dos tradicionais Morna, Batuku e Funaná com o contemporâneo R&B e musica eletrónica.
27 de junho | 22h00 – Resistência. O histórico supergrupo cujo sucesso marcou os anos 1990 tem surgido nos últimos anos com nova dinâmica. Tendo anteriormente outros elementos, conta hoje com Alexandre Frazão (bateria), Fernando Cunha (voz e guitarra 12 cordas), Fernando Júdice (baixo), José Salgueiro (percussões), Mário Delgado (guitarra), Miguel Ângelo (voz), Pedro Joia (guitarra clássica), Olavo Bilac (voz) e Tim (voz e guitarra).
28 de junho | 22h00 – Pedro Calado, o cantor eborense que dispensa apresentações e que editou recentemente o seu novo trabalho discográfico “O Cante do Fado”.
29 de junho | 22h00 – Mundosegundo & Sam The Kid, dois dos mais históricos intervenientes e impulsionadores do hip hop português.
30 de junho | 22h00 – Madrepaz, uma banda daquilo que a que eles próprios chamam de “pop xamânica” e Uxu Kalhus, um grupo de Fusão e World Music.