NOVIDADES
RESTAURANTES &
GASTRONOMIA
CULTURA
LIFESTYLE
CURIOSIDADES
TODOS OS
EVENTOS

Que pena, este evento já terminou! :(

FESTAS DE SÃO JOÃO 2024 | PORTO

FESTAS DE SÃO JOÃO 2024 | PORTO

Santos Populares

Data
15/06/2024 até 24/06/2024
Ver progr | Todos os Dias
Local

Avenida dos Aliados, Porto

Classificação Etária
Todas as Idades
PUB

Descrição do Evento

FESTAS DE SÃO JOÃO 2024 | PORTOO São João no Porto, é sem dúvida uma das maiores festas populares que se realizam em Portugal e um dos eventos mais aguardados do ano pelos habitantes do Porto e não só. Durante mais ou menos cinco semanas, a cidade do Porto vive em clima de festa constante até à noite mais longa do ano, de 23 para 24 de Junho, a noite de São João!

A Festa do São João 2024 no Porto é um marco da vida desta cidade, reunindo milhares e milhares de turistas e visitantes que participam nas diversas iniciativas que acontecem ao longo de mais ou menos um mês e que decorrem um pouco por toda a cidade.

O ponto alto destas festividades é mesmo a noite de 23 para 24 de Junho. Nessa noite a cidade transforma-se, com as ruas cheias de gente, cores e alegria! Como manda a tradição, assam-se sardinhas em qualquer canto da cidade, a música vai alta e animação não falta!

Para além das sardinhas assadas, na noite das Festas de São João 2024  faz parte da tradição comer caldo verde, carneiro, salada de pimentos e rematar a refeição com leite-creme ou bolo de São João, tudo acompanhado com um bom Vinho do Porto, claro!

Outro aspecto característico é a venda dos tradicionais ‘martelinhos’ (servem para bater na cabeça de quem passa e começaram por ser usados pelos estudantes universitários na Queima das Fitas). Para reviver ainda mais a tradição, nas ruas os populares ateiam as fogueiras de São João e saltam por cima delas, simbolizando coragem e crença nas qualidades purificadoras do fogo, quer na saúde, ou no casamento!

Para rematar a decoração das ruas, os tradicionais balões de São João, feitos em papel e em cores variadas, enfeitam as principais artérias. Outros, maiores, são lançados, pintando o céu de centenas de pontos de luz.

As igrejas também se enfeitam com os famosos altares em honra deste santo popular. Nas ruas estão representadas as cascatas, uma tradição que retrata, em miniatura, hábitos e tradições de outros tempos e locais desta cidade, com figuras em barro que descrevem actividades ou profissões de antigamente.

À meia-noite há fogo-de-artifício, lançado a partir do Rio Douro. As margens do Rio Douro enchem-se de pessoas para assistir a este espectáculo.

As Festas de São João 2024 só terminam de madrugada e os mais resistentes encerram a noite percorrendo a marginal desde a Ribeira até à Foz do Douro, onde aguardam pelo nascer do sol. Durante o período destas festas pode ver a agitação que se cria no Porto através da nossa webcam, que se encontra na Ribeira.

Mas a festa não termina na madrugada. Como também já é habitual, depois da folia o rescaldo faz-se com música clássica na tarde do feriado de 24 de junho.

PROGRAMA COMPLETO DAS FESTAS DE SÃO JOÃO 2024

22 de junho

Largo do Amor de Perdição

22:00 – Fernando Correia Marques

00:00 – Augusto Canário

Jardins do Palácio de Cristal

22:00 – Ana Moura

00:00 – Orquestra Bamba Social

Casa da Música

22:00 – José Pinhal Post-Mortem-Experience

Hispter Pimba

Pop’Lar

Freguesias

União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde

Esplanada do Castelo

14 junho – Zé Amaro

15 junho – Almanova B

21 junho – Banda R

22 junho – Quadrante Norte

23 junho – Musikanto + Duo Karisma

Bonfim

Alameda das Fontainhas

14 junho – Expresso 86

15 junho – Diapasão

21 junho – Fusiforme

22 junho – Os Solitários

23 junho – Delta 7 + Duo Impakto

Campanhã

Praça da Corujeira

14 junho – Albatroz

15 junho – Krystal Band

21 junho – Musikanto

22 junho – Alfanorte

23 junho – Minhotos Marotos + Marcus Levy

União de Freguesias do Centro Histórico

Largo da Praia (Miragaia)

14 junho – Jorge Guerreiro

15 junho – Ponto Fixo

21 junho – Delta 7

22 junho – Novo Século

23 junho – Iniciadores + Duo Filipe Brás e Max

União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos

Cais das Pedras

14 junho – Baila 5

15 junho – Zézé Fernandes

21 junho – Horiza

22 junho – Iniciadores

23 junho – Albatroz + Duo Contakto

Largo António Calém

14 junho – Bandalusa

15 junho – Banda Mosaico

21 junho – Impecáveis Band

22 junho – Rui Porto

23 junho – Expresso 86 + Duo Alma Latina

Paranhos

Parque de Estacionamento da Casa de Salgueiros

14 junho – Fusiforme

15 junho – Bandaneia

21 junho – Quim Barreiros

22 junho – Osiv

23 junho – Banda R + Duo Quadrante 5

Ramalde

Jardim Sarah Afonso

14 junho – Almanova

15 junho – Novo Século

21 junho – Siga a Farra

22 junho – Bandaneia

23 junho – Horiza + Duo Ivasom

 

Informação Extra:

Autocarros, Comboios, Estacionamento, Metro

Morada:

Av. dos Aliados 4000-065 Porto

Coordenadas GPS:

41°8'54.69"N
8°36'39.37"W

Criar Conta de Utilizador