NOVIDADES
RESTAURANTES &
GASTRONOMIA
CULTURA
LIFESTYLE
CURIOSIDADES
TODOS OS
EVENTOS

Que pena, este evento já terminou! :(

FESTIVAL DE OUTONO 2018 | GUIMARÃES

FESTIVAL DE OUTONO 2018 | GUIMARÃES

Académicos

Data
26/09/2018 até 29/09/2018
Ver progr | Quarta, Quinta, Sexta, Sábado
Local

Guimarães, Guimarães

Classificação Etária
Todas as Idades
PUB

Descrição do Evento

FESTIVAL DE OUTONO 2018 – O Conselho Cultural da Universidade do Minho realiza a 9.ª edição do Festival de Outono, a decorrer na UMinho em Braga e Guimarães, de 26 a 29 de setembro de 2018.

Festival de Outono da Universidade do Minho volta assinalar o início do ano letivo com um programa diversificado, aberto ao público em geral, dando a conhecer o potencial cultural das cidades de Braga e de Guimarães aos novos estudantes. Nesta que é já a 9ª edição, a iniciativa organizada pelo Conselho Cultural e pela RUM – Rádio Universitária do Minho com o apoio da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), aposta não só nas habituais visitas guiadas, exposições e espetáculos, mas também em concertos com os melhores artistas nacionais e na promoção do pensamento e do debate, integrando uma tertúlia 2share Alumni na programação do Festival.

programa pretende ainda conciliar aspetos relacionados com o património cultural e artístico de que a UMinho é detentora (a começar pelos próprios edifícios) ou pelo qual zela, relacionando-o com a história das duas cidades, com a criação contemporânea no âmbito da música, do teatro, da literatura, da poesia, da fotografia, entre outros.

Este evento, que terá também a dimensão de “festa”, juntando a colaboração de outros agentes culturais em Braga e Guimarães cuja dinâmica importa dar a conhecer aos novos alunos.

PROGRAMA

26 de setembro – Braga

Sarau Cultural

Local: Anfiteatro Natural EEG – Campus de Gualtar

Hora: 20h30

Apoio: Câmara Municipal de Braga
O Sarau Cultural está de volta às duas cidades, com a atuação dos vários grupos culturais da UMinho a animarem duas noites de tradição académica nas duas cidades. A entrada é livre.

27 de setembro – Braga

Concerto de Abertura do Festival de Outono

Local: Salão Medieval, Largo do Paço

Hora: 21h30

Apoio: Câmara Municipal de Braga e Departamento de Música da UMinho

A Orquestra da Universidade do Minho (OUM) foi criada em 2006 e integra, nas diversas formações, professores e alunos do Departamento de Música da Universidade, bem como instrumentistas de orquestra, solistas e maestros convidados, materializando no domínio dos Estudos Musicais a valorização da criatividade, das artes e da cultura, que se reflete no domínio da extensão à comunidade. Com uma regular atividade anual de aproximadamente 15 concertos tem sido dirigida por maestros de carreira internacional. A entrada é livre.

27 de setembro – Guimarães

Tertúlia 2Share: Talentos Alumni

Local: Jardim Campus de Azurém

Hora: 18h00

Apoio: Câmara Municipal de Guimarães
Tertúlia temática onde oradores convidados partilham as suas experiências pessoais e profissionais de forma a motivar e inspirar os estudantes da Universidade do Minho. Num ambiente informal pretende-se que todos se sintam motivados e envolvidos e tirem o máximo partido deste momento de transmissão de dicas práticas e úteis, e desta partilha e troca de ideias. A entrade é livre.

Sarau Cultural

Local: Jardins Campus de Azurém

Hora: 20h30

Apoio: Câmara Municipal de Guimarães

O Sarau Cultural está de volta às duas cidades, com a atuação dos vários grupos culturais da UMinho a animarem duas noites de tradição académica nas duas cidades. A entrada é livre. 

Concerto de SMARTINI

Local: Jardins Campus de Azurém

Hora: 22h30

Apoio: Câmara Municipal de Guimarães

Banda incontornável do panorama alternativo nacional, o quarteto oriundo de Caldas das Taipas – Guimarães, revelou, em 2016, “Liquid Peace”. Em formato EP, o trabalho sucedeu “Sugar Train”, o primeiro álbum lançado pelos vimaranenses no ano de 2007. Foram 9 anos de espera, num “eclipse” explicado em parte por maiores prioridades familiares e profissionais. Também um aparente afastamento da sonoridade dos “Smartini” em relação ao que a música portuguesa trilhou nos primeiros anos da segunda década do milénio, levou a um frenar do ímpeto de expor aquilo que foi sendo criado pela banda e colecionado num arquivo que agora começa a ser divulgado, sendo o atual EP uma primeira mostra daquilo que querem mostrar ao vivo. A entrada é livre.

Concerto de This Penguin Can Fly

Local: Jardins do Campus de Azurém

Hora: 23h30

Apoio: Câmara Municipal de Guimarães

This Penguin Can Fly é um pinguim formado por três membros que se mostram em formato música instrumental descomprometida. As ambiências cruzam-se algures entre o imaginário do post-rock e a agressividade de riffs de guitarra melódicas e agressivas, embutidas em ritmos dançáveis, que dão corpo à identidade musical que os caracteriza. Em abril de 2017, editaram o primeiro longa-duração intitulado “Caged Birds Think Flying is a Disease”. Um trabalho pujante, ritmado e orgânico, onde o trio reinventa o rock instrumental patente no primeiro EP, juntando-lhe vários elementos e novas sonoridades, como floreados orientais de guitarra ou ritmos sul-americanos. Esse trabalho levou-os aos palcos do Festival Vodafone Paredes de Coura, Braga Music Week, Centro Cultural Vila Flor, Maus Hábitos, Sabotage, entre outros. A entrada é livre.

28 de setembro – Braga

Concerto de BENJAMIM

Local: Salão Medieval da Reitoria da UMinho

Hora: 22h00

Apoio: Câmara Municipal de Braga

Benjamim editou em 2017 o sucessor de “Auto Rádio”. Fruto de uma parceria do músico português com o britânico Barnaby Keen, “1986” é um exercício de reciprocidade e partilha cujo resultado são oito canções intercaladas, separadas pela língua e unidas pelo contexto. Benjamim apresenta-se em Braga em formato reduzido e acústico na companhia de António Vasconcelos Dias. “Terra Firme”, “Dança Com os Tubarões” e “Os Teus Passos” mereceram grande destaque nas rádios nacionais e não vão faltar à chamada.

Concerto de MÁRCIA

Local: Salão Medieval da Reitoria da UMinho

Hora: 23h30

Apoio: Câmara Municipal de Braga

A cantora e compositora portuguesa Márcia, autora de grandes canções como “A Pele Que Há em Mim”, “Cabra Cega” ou “A Insatisfação”, vai lançar finalmente um novo álbum no próximo mês de Outubro. E já tem nome: “Vai e Vem”. O álbum que será precedido de um single e respetivo vídeo promocional durante o mês de Setembro, é o sucessor dos aclamados “Quarto Crescente” (2015), “Casulo” (2013) e “Dá” (1ª edição 2010 e 2ª em 2011). Mais informações sobre este novo trabalho muito em breve. Um regresso muito aguardado.

28 de setembro – Guimarães

Concerto do Festival de Outono

Local: Paço dos Duques de Bragança

Hora: 21h30

Apoio: Câmara Municipal de Guimarães, Departamento de Música da UMinho, Paço dos Duques de Bragança

Criada em 2006, a Orquestra da Universidade do Minho integra, nas diversas formações, professores e alunos do Departamento de Música da Universidade, bem como instrumentistas de orquestra, solistas e maestros convidados, materializando no domínio dos Estudos Musicais a valorização da criatividade, das artes e da cultura, que se reflete no domínio da extensão à comunidade. Com uma regular atividade anual de aproximadamente 15 concertos tem sido dirigida por maestros de carreira internacional. A entrada é livre.

29 de setembro – Braga

Livros com RUM

Local: Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva

Hora: 15h30

Apoio: Câmara Municipal de Braga, Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva e Grupo DST.

O ‘Livros com RUM’ traz a atualidade literária nacional e internacional à antena da Rádio Universitária, com entrevistas a autores, críticos, mediadores da leitura e outros intervenientes ligados aos temas abordados. Inserida no Festival de Outono esta sessão visa proporcionar o encontro entre escritores e o público interessado nas questões da escrita/literatura, numa aproximação e visualização entre quem faz um programa de rádio, neste caso a RUM, e alguns autores representativos da literatura moderna, num leque alargado de géneros e estilos. A entrada é livre.

Zhōngguó | China

Local: Museu Nogueira da Silva

Hora: 17h00

Apoio: Câmara Municipal de Braga, Instituto Confúcio, Departamento de Música da UMinho e Museu Nogueira da Silva.
De inventividade invulgar e embebida nas tradições milenares da sua cultura, a música dos compositores chineses dos séculos XX e XXI, tem vindo a conquistar um espaço de relevo na cena mundial da música contemporânea de tradição erudita. Numa coorganização do Instituto Confúcio e do Departamento de Música, o Grupo de Percussão da Universidade do Minho propõe a escuta em primeira audição em Portugal, de um conjunto de cinco obras maiores do repertório por quatro compositores de referência originários da China e a estreia absoluta do compositor britânico Christopher Bochmann, num concerto inédito de celebração da cultura chinesa, com ampla dimensão sonora, visual, e que provoca a mais sofisticada expressão pela percussão contemporânea. A entrada é livre.

Concerto de SEQUIN

Local: Salão Medieval da Reitoria da UMinho

Hora: 22h00

Apoio: Câmara Municipal de Braga

Depois do disco de estreia (‘Penelope’ / 2014), de um misterioso EP (‘Eden’ / 2016) e de mais de 100 concertos pelo meio, Ana Miró, mentora do projecto Sequin, recolheu-se em estúdio e gravou 11 novas canções ao longo de 2017. Ao seu lado esteve Xinobi (alter-ego de Bruno Cardoso), responsável pela produção deste novo trabalho, intitulado ‘Born Backwards’. Há linhas de continuidade na sonoridade de Sequin, mas a transformação é evidente. A cultura clubbing está presente, numa electrónica que tanto é minimalista como pujante, sem nunca abandonar por completo o formato da canção pop. Ao vivo Sequin apresenta-se com Ana Miró (voz / programações), Filipe Paes (teclados), Tiago Martins (baixo) e Gonçalo Duarte (guitarra).

Concerto de BEST YOUTH

Local: Salão Medieval da Reitoria da UMinho

Hora: 23H30

Apoio: Câmara Municipal de Braga

Depois da reedição do primeiro disco, “Highway Moon”, os Best Youth apresentam o tão aguardado novo trabalho. “Cherry Domino” é um disco que explora os conflitos e internos que num mundo de partilha e interligação, cada vez mais são escondidos e dissimulados. As músicas estão enquadradas como histórias e desabafos emocionais, contadas a uma espécie de ‘linha de apoio emocional’ fictícia, cuja única função é ouvir e empatizar. As canções são envolvidas numa estética neo-noir, com influências do cinema da década de 80, em que os sintetizadores e as caixas de ritmo se cruzam com texturas ambientais e melodias nostálgicas.

As reservas devem ser feitas em reservas@rum.pt

Para mais informações sobre o programa consulte aqui.

Morada:

Guimarães

Coordenadas GPS:

41°26'29.05"N
8°17'41.95"W

Criar Conta de Utilizador