Que pena, este evento já terminou! :(
GUIMARÃES CIDADE NATAL 2018
Família & Entretenimento
Guimarães, Guimarães
Descrição do Evento
Guimarães Cidade Natal 2018 pretende ser um conceito que abranja o Património e o Território Vimaranense durante este período festivo. Destaque para o património material e classificado, do Centro Histórico, que comemora o seu 17º aniversário de registo na lista da UNESCO, e o imaterial, das suas gentes, criadores e tradições.
Através deste conceito emergiram quatro grandes programas: O Natal – numa vertente global, desde a decoração da cidade, ao Mercado de Natal na Alameda de São Dâmaso, passando pela animação itinerante e no Coreto, assim como os habituais Concertos de Natal; As comemorações do Património da Humanidade, no dia 13 de dezembro, prolongando-se pelo fim de semana; a Passagem de Ano – com um novo palco alternativo e criativo, na Praça da Plataforma das Artes e Criatividade – e o já habitual e icónico Concerto de Ano Novo, da Orquestra de Guimarães.
Se há cidade portuguesa que nos remete para a matriz identitária do país e para as nossas origens, é Guimarães. O epíteto Cidade-Berço remete-nos para o nascimento, assim como o Natal. É desta fusão que surge “Guimarães, Cidade Natal”.
O programa começa no dia 1 de Dezembro com a abertura do Mercado Natal, e a ligação da Árvore de Natal, no Toural, e só termina a 8 de Janeiro de 2019.
A iniciativa Guimarães, Cidade Natal, é assente em quatro pilares. O primeiro incide precisamente na comemoração do Natal, numa vertente global, com a decoração da cidade, o Mercado de Natal que decorrerá na Alameda de S. Dâmaso, a animação itinerante e no Coreto, bem como os tradicionais Concertos de Natal. As comemorações do 17.º aniversário da elevação do Centro Histórico na lista de Património da UNESCO, a 13 e 14 de Dezembro, preenchem o segundo espaço de um programa que tem igualmente na sua base os Concertos de Natal, que começam a 15 de Dezembro. Destaca-se “o conceito diferente” adoptado este ano “com muitas novidades.” Por exemplo, a Árvore de Natal protagonizará espectáculos de som e luz.
Nas celebrações do património material e classificado do Centro Histórico, que comemora o seu 17º aniversário de registo na lista da UNESCO, no Ano Europeu do Património Cultural, destacam-se várias atividades entre os dias 13 e 14 de dezembro, desde a entrega dos trabalhos elaborados pelas escolas no âmbito do projeto “A minha turma adota um monumento”, a inauguração da intervenção urbana “As Paragens onde o Tempo Habita”, a apresentação do Estudo Antropológico das Festas Nicolinas e ainda a vertente do desporto com a Corrida do Património, agendada para o dia 13 de dezembro, às 21h00.
No Mercado de Natal, entre os dias 1 e 31 de dezembro, abre-se espaço para os mais jovens através de atividades para o público juvenil, com teatro, fantoches e marionetas, além da presença de um Comboio Infantil. A Música conquista o seu espaço com concertos protagonizados pelo Conservatório de Guimarães, Grupo Coral Infantil e Juvenil de Pevidém, Luca Argel e Mathilda. Nas várias Igrejas da Cidade decorrerão ainda os tradicionais Concertos de Natal.
A Passagem de Ano apresenta uma novidade na edição deste ano, com mais um palco, na Plataforma das Artes, destinado a um público mais jovem. O Concerto de Ano Novo, a cargo da Orquestra de Guimarães, contará com Elisabete Matos. As iniciativas no âmbito do programa de acção social, com as Reisadas dos mais jovens e o Encontro de Reis, terão lugar no dia 8 de Janeiro do novo ano.
Na passagem de ano, o Largo da Oliveira e Praça de Santiago tornam-se palcos de referência com a atuação de “The Amazing Mapping Colletion (23h00 – 24h00) e Música eletrónica (00h00 – 03h00). Na Plataforma das Artes e da Criatividade abre-se o espaço para o público mais jovem, com Galgo (23h00), Throes and the Shine (00h30) e Xinobi (01h30).
Programa ver aqui
www.facebook.com/Municipio.Guimaraes/videos/353908485383868/
Informação Extra:
Autocarros, Bares, Comboios, Estacionamento, RestaurantesMorada:
GuimarãesCoordenadas GPS:
41°26'29.05"N8°17'41.95"W