Que pena, este evento já terminou! :(

JAZZ NAS ADEGAS | RERUM ENSEMBLE | 17:00
Música & Festivais
Cortiçeira Amorim, Silves
Descrição do Evento
EDIÇÃO ESPECIAL
Nesta sessão iremos marcar a evidente ligação entre o vinho e o património industrial do território. A presença no concelho de Silves de uma unidade fabril do grupo Corticeira Amorim S.A. facilita a ligação a um dos elementos incontornáveis na produção nacional de vinho, a cortiça. Sabemos que os melhores vinhos do mundo sempre usaram rolha de cortiça!
A dinâmica do ciclo Jazz nas Adegas manter-se-á, na sua essencial. Não se realizando numa adega a sessão abrirá as portas da fábrica que iniciou a sua actividade em 1963. Como introdução à sessão será desenvolvida uma visita à unidade fabril, e apresentado todo o processo de tratamento e transformação da cortiça, num circuito onde as informações que receber poderão ser muito surpreendentes.
Não será esquecida a ligação da sessão à história da indústria corticeira neste território, que conheceu um período pujante nos sécs. XIX e XX. Esse período estará presente na sessão. Será um momento certamente marcante e que perdurará na memória futura daqueles que marquem presença no evento.
CORTICEIRA AMORIM
O Grupo Amorim é uma das maiores, mais empreendedoras e dinâmicas multinacionais de origem portuguesa. Teve origem no negócio da cortiça, em 1870, sendo hoje líder destacado no setor a nível mundial.
Sob o lema “nem um só mercado, nem um só cliente, nem uma só divisa, nem um só produto” o Grupo Amorim ultrapassou fronteiras geográficas e condicionalismos arriscados para a época, apresentou a cortiça ao mundo. Mantendo o seu cunho familiar, o Grupo Amorim detém hoje uma posição consolidada em dezenas de empresas nos cinco continentes e em diversas áreas económicas. Desde a cortiça, através da Corticeira Amorim, à vitivinicultura e ao enoturismo.
Sempre com a missão de respeitar os princípios de desenvolvimento económico, social e ambiental, o Grupo Amorim continua assente nas bases sobre as quais construiu o seu património – visão empresarial, responsabilidade, diligência, criatividade e inovação. E na missão de se demarcar pela excelência, quer ao nível da gestão, quer dos produtos e serviços. Uma vontade que contagia e alimenta o entusiasmo da mais nova geração envolvida nos negócios da família, a quarta.
RERUM ENSEMBLE
Revisitando o repertório grandioso de Zeca Afonso, uma das figuras centrais do movimento de renovação da cultura musical e poética portuguesa, que se desenvolveu na década de 60, os Rerum Ensemble misturam as sonoridades populares com as sonoridades jazzísticas, conseguindo uma atmosfera musical fresca, inovadora e inesperada.
RERUM ENSEMBLE
Davide Fournier — Guitarra e Arranjos
Filipe Valentim — Saxofone alto e flauta
Luís Miguel — Saxofone tenor
João Segurado — Contrabaixo
Filipe Sequeira — Bateria
Produção artística: Gimnásio Clube de Faro
Coordenação geral: Município de Silves
Anfitrião: Corticeira Amorim S.A.
Mestre-de-cerimónias Luis Manhita
Parceiros estratégicos: Agrupamento de Escolas Silves Sul
Morada:
Vale da Lama ,Silves ,FaroCoordenadas GPS:
37°11'10.58"N8°28'53.85"W