Que pena, este evento já terminou! :(
LISBOA NA RUA 2020 – AMÁLIA NO CINEMA
Teatro & Arte
Jardim do Palácio Pimenta, Lisboa
Descrição do Evento
LISBOA NA RUA 2020 – AMÁLIA NO CINEMA – Num ano em que os limites são diariamente desafiados, procuramos neste Lisboa na Rua refletir sobre o mundo e sobre a nossa intervenção, enquanto voltamos a alimentar o espírito com sons e histórias, numa programação que junta música, teatro, cinema, conversas e dança.
O Lisboa na Rua está de regresso, animando a cidade com cinema, música, teatro e dança, mas este ano com um programa um pouco diferente e com algumas regras.
Escolhemos espaços e locais da cidade que permitam manter a devida distância e com acesso limitado para podermos, assim, regressar devagar à cidade, e celebrar a cultura ao ar livre e em segurança, através de uma programação multidisciplinar entre 13 de agosto e 27 de setembro. A entrada é gratuita em todos os eventos, mas sujeita, obrigatoriamente, a inscrição ou levantamento prévio de bilhete.
Apesar de todas as condicionantes, fizemos questão de voltar a trazer a cultura para a rua, respeitando todas as medidas de segurança recomendadas neste momento, de forma a preservar a saúde pública. Assim, este ano, não há grandes palcos nem espetáculos para milhares de pessoas, mas a programação não é menos desafiante por isso. E mesmo ao ar livre, toda a programação do Lisboa na Rua acontece em espaços com lotações limitadas, distâncias de segurança, com máscaras e higienização.
Foi há precisamente 100 anos que nasceu uma das grandes vozes do século XX e ainda hoje considerada a maior embaixadora da cultura portuguesa no mundo. Falamos, claro, de Amália Rodrigues. Além da carreira de cantora que a imortalizou, Amália era também uma talentosa atriz, como ficou patente nos vários filmes em que participou. Recordamos essa faceta num ciclo de cinema ao ar livre, no jardim do
Palácio Pimenta, onde serão exibidos quatro dos filmes que a consagraram como uma diva da sétima arte.
AMÁLIA NO CINEMA | 3 a 6 setembro
Jardim do Palácio Pimenta – Museu de Lisboa
21h30
Lotação: 150 pessoas; Entrega de bilhetes no dia de cada sessão (máximo 2 bilhetes por pessoa), de acordo com o horário de funcionamento da bilheteira das 11h às 17h.
Abertura de portas às 20h30. Não será permitida a entrada após o início da sessão.
3 setembro
CAPAS NEGRAS
Armando de Miranda
Portugal, 1947, pb, 103’, > 12 anos
Português, com legendagem em Inglês.
Convidado: Rui Vieira Nery
A história, melodramática, segue o romance de um estudante de direito em Coimbra, José Duarte, com uma rapariga, Maria Lisboa, cujo idílio termina quando ele conclui o curso e parte para o Porto por se
julgar traído. Mais tarde, a rapariga é acusada de abandonar um filho e levada a tribunal onde José Duarte a defenderá (Cinemateca).
4 setembro
FADO, HISTÓRIA D’UMA CANTADEIRA
Perdigão Queiroga
Portugal, 1947, pb, 108’, > 12 anos
Português, com legendagem em Inglês.
Convidado: Frederico Santiago
Em Alfama, a cantadeira Ana Maria estreia-se em público num retiro de fado, alcançando um grande êxito. A sua carreira arranca subitamente, levando-a de seguida até ao teatro e a percorrer o circuito da vida boémia de Lisboa. Apesar de tudo, Ana Maria não se deixa contagiar pelo sucesso e continua ligada ao seu homem de sempre, o Júlio guitarrista. Mas a atração por uma vida de luxo e celebridade acaba por complicar tudo e Júlio começa a pensar em partir para África. Uma assumida homenagem a Amália Rodrigues, que tem aqui mais um papel marcante como actriz na companhia dos maiores nomes do cinema português da altura como Virgílio Teixeira, António Silva ou Vasco Santana.
5 setembro
AS ILHAS ENCANTADAS
Carlos Vilardebó
Portugal, França, 1965, cor, 98’, > 12 anos
Português, com legendagem em Inglês.
Convidado: Jorge Muchagato
Em meados do século passado, numa ilha deserta do Atlântico, dá-se o encontro entre um jovem marinheiro dum barco francês e uma mulher solitária desde a morte do marido e do irmão, desaparecidos no mar.
O amor acontece e uma nova vida começa, apesar de eles não falarem a mesma língua. Essa relação paradisíaca terá, porém, um fim… Amália Rodrigues no auge da sua beleza num filme quase silencioso. Adaptação livre de um conto de Herman Melville, filmado no arquipélago das Ilhas Selvagens.
6 setembro
THE ART OF AMALIA
Bruno de Almeida
Portugal, 1999, cores, 90’, > 6 anos
Português, com legendagem em Inglês.
Convidado: Joana Mortágua
The Art of Amália é um documentário de 90 minutos sobre a extraordinária carreira artística de Amália Rodrigues. Elaborado a partir de material que vai de 1920 até 1999, o filme inclui actuações ao vivo, aparições na TV, extractos dos filmes em que ela participou, momentos de bastidores e uma entrevista muito reveladora com a própria Amália. E, acima de tudo, inclui, por vezes em espectáculos nunca antes vistos, interpretações apaixonadas de todos os seus grandes clássicos.
Em segurança e em liberdade, dois conceitos que podem ser sinónimos, se assim o quisermos.
NOTAS:
– As atividades presenciais decorrem em espaços com controlo de acessos, de modo a manter a distância de segurança entre os participantes.
– Recomenda-se o cumprimento das regras de segurança pessoal, como o uso de máscara, distanciamento físico e etiqueta respiratória.
– Entrada livre, limitada à capacidade de cada espaço, ao levantamento de bilhetes ou reserva prévia.
– Alguns eventos serão transmitidos em streaming.
LISBOA NA RUA 2020 – AMÁLIA NO CINEMA – Mais informação ver aqui
Informação Extra:
Autocarros, Estacionamento, Metro, RestaurantesMorada:
Campo Grande, 245 1700 - 091 LisboaCoordenadas GPS:
38°45'30.84"N9°9'23.22"W
Transportes:
Autocarros: 36, 108, 701, 747, 750, 767, 777, 778Metro: Campo Grande