No próximo dia 7 de abril, pelas 16h, é inaugurada a exposição Ribeiro Farinha, pintura e desenho, na Biblioteca dos Coruchéus, em Alvalade, iniciativa que contará com um momento de conversas e testemunhos sobre o artista. A exposição é de entrada livre e ficará patente até 11 de maio de 2018.
Ribeiro Farinha, um dos pioneiros dos Coruchéus, nascido em Sobreira Formosa, Proença-a-Nova, em 1933, formou-se na Escola António Arroio, em Lisboa e na Academia Carrara, em Itália, mantendo a sua atividade artística, com trabalho diário no seu ateliê. Ao longo da sua carreira dedicou-se à pintura e ao desenho, dando também destaque à cerâmica escultórica.
O pintor tem hoje o Espaço Ribeiro Farinha, dedicado à sua obra, na terra onde nasceu, instalado na antiga escola primária do artista, onde podem ser apreciadas 75 peças, entre pintura, painéis de cerâmica e escultura, percorrendo diferentes períodos cronológicos, temáticas e técnicas.
A mostra da Biblioteca dos Coruchéus reúne 19 obras, sobretudo trabalhos recentes, mas também peças mais antigas, ilustrativos do seu percurso artístico.
Esta iniciativa integra-se no projeto de dinamização dos ateliês municipais, divulgando e promovendo o capital artístico residente, designadamente no complexo dos Coruchéus, da responsabilidade da Câmara Municipal de Lisboa.
Visitas orientadas gratuitas à exposição, por marcação prévia, através do e-mail dmc.dac@cm-lisboa.pt.