Coolture

Férias da Páscoa no Museu do Oriente com dragões, ovos preciosos e violinos

Um imperador chinês

O Museu do Oriente preparou um programa de Férias da Páscoa com dragões, ovos preciosos e violinos. Um imperador chinês, um czar da Rússia, um arqueólogo júnior e um aprendiz de violinista, são os protagonistas das aventuras organizadas pelo Museu do Oriente para crianças entre os 6 e os 10 anos, durante a pausa lectiva de 5 a 18 de Abril.

Realizadas no período da manhã, entre as 09.30 e as 12.30, a expedição ao Oriente inicia-se com a actividade “O Dragão do Imperador”, nos dias 5, 6 e 7 de Abril.

A expedição ao Oriente inicia-se com a actividade “O Dragão do Imperador”, nos dias 5, 6 e 7 de Abril.
A expedição ao Oriente inicia-se com a actividade “O Dragão do Imperador”, nos dias 5, 6 e 7 de Abril.

Conta a lenda que o primeiro imperador chinês – Qin Shi Huang –  se imortalizou num dragão, ascendendo aos céus. Sendo este imperador considerado o antepassado de todo o povo chinês, os chineses auto-intitulam-se “os descendentes do dragão”. Nesta oficina, os mais novos vão divertir-se a construir esta misteriosa criatura e aprender mais sobre o mito que fez com o dragão fosse adoptado, na China, como símbolo de poder imperial.

De 10 a 12 de Abril, os Ovos Fabergé, oferecidos pelos czares da Rússia a membros da família imperial, por ocasião da Páscoa, dão o mote a uma oficina que explora as lendárias jóias, consideradas verdadeiras obras-primas. No final, cabe a cada um dar asas à imaginação para construir o seu próprio exemplar, que deverá conter – qual surpresa escondida – o objecto do Museu de que o participante mais gostou.

A 17 e 18 de Abril, desafiam-se os pequenos aventureiros a partir “Em Busca do Jade Perdido” e a descobrir porque este material é tão apreciado pelos chineses, que lhe reconhecem beleza e significado. Os achados arqueológicos, as lendas, os provérbios populares, entre outros aspectos da cultura chinesa dão-nos conta do valor atribuído, ao longo do tempo, a esta pedra, cujos mistérios os pequenos arqueólogos irão desvendar e traduzir na construção do seu próprio amuleto.

No período de 5 a 12 de Abril, mas da parte da tarde, entre as 14.30 e as 17.30, o workshop intensivo de violino “Para quem nunca tocou violino!”, indicado para crianças dos 7 aos 12 anos.

Paralelamente, realiza-se também neste período – de 5 a 12 de Abril -, mas da parte da tarde, entre as 14.30 e as 17.30, o workshop intensivo de violino “Para quem nunca tocou violino!”, indicado para crianças dos 7 aos 12 anos. Os pequenos aprendizes vão ter a oportunidade de contactar de perto com este instrumento, que se pensa ter ‘nascido’ na China, através de uma introdução lúdica a pedagogicamente estruturada ao violino.

Oficinas de Férias de Páscoa 2017

5 a 18 de Abril

Horário: 09.30 às 12.30*

Público-alvo: 6-10 anos

Preço: € 12,00/manhã

Participantes: mín. 4, máx. 10

*Com possibilidade de receber crianças às 09.00; tolerância até às 13.00

5, 6 e 7 Abril | “O Dragão do Imperador”

10,11,12 Abril | “Ovos Fabergé?”

17 e 18 Abril | “Em Busca do Jade Perdido”

 Workshop Intensivo de Violino

“Para quem nunca tocou violino!”*

5, 6 e 7 de Abril

10, 11 e 12 de Abril

Horário: 14.30-17.30

Público-alvo: 7-12 anos

Preço: € 50/ 3 tardes

*Os violinos são fornecidos no workshop

Exit mobile version