Site icon Coolture

Fiore premiado pelo júri na 10ª Festa do Cinema Italiano

Fiore, de Claudio Giovannesi, é o grande vencedor do Prémio do Júri da 10ª Festa do Cinema Italiano, havendo ainda uma menção honrosa para La ragazza del mondo, de Marco Daniele.

Fiore e La ragazza del mondo Premiados de forma unânime, o júri – composto por Cláudia Varejão, João Braz e Rita Blanco – justifica esta escolha sublinhando que “ambos os filmes tecem-se a partir de forças muito idênticas que moldam os gestos das suas protagonistas: a procura de uma identidade e a conquista da liberdade. As batalhas interiores das personagens criam um forte laço de intimidade com o nosso olhar e, sem nunca nos desampararem, guiam-nos pelas sucessivas lutas a que são expostas. São, mais do que tudo, filmes sobre o rigor e a dedicação das suas actrizes, remetendo-nos para a longa tradição do trabalho da representação no cinema italiano”.

Fiore foi apresentado e nomeado, em 2016, na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes, no Festival de Munique, com uma nomeação para melhor filme internacional e seis nomeações nos prémios David di Donatello (entre eles, melhor filme, melhor realizador, melhor argumento original e melhor atriz principal), tendo recebido ainda o prémio especial do Sindicato Italiano de Jornalistas de Cinema.

Claudio Giovannesi mostra-nos o dia a dia numa prisão juvenil, captando a rotina das personagens, onde Dafne vive como um gato selvagem e, ao apaixonar-se por Josh, começa a sonhar com um final feliz, bem diferente daquilo que sempre acreditou. É neste cenário que acontece uma grande cumplicidade criada com os atores, na sua grande maioria não-profissionais, como o jovem protagonista, Josh Algeri, que faleceu tragicamente no passado mês de março.

Vencedor de três prémios no último Festival de Veneza (Brian Award para o realizador Marco Danieli e Prémios Pasinetti para Melhor Ator – Michele Riondino – e Melhor Atriz – Sara Serraiocco), La ragazza del mondo, de Marco Danieli retrata uma história de amor que implica uma escolha difícil relacionada com o mundo onde a protagonista se move, regido pelos textos sagrados e pelos princípios das Testemunhas de Jeová.

Un bacio, de Ivan Cotroneo venceu o Prémio do Público Canais TVCine&Séries. O filme preferido dos espectadores desta 10ª Festa do Cinema Italiano – onde foi apresentado em ante-estreia nacional –  é um conto com cores pop, sobre exclusão, preconceito e amizade. Um filme enérgico e musical sobre as difíceis etapas da adolescência e a aceitação da própria sexualidade, com interpretações que valeram aos seus protagonistas o prémio Guglielmo Biraghi – atribuído pelo Sindicato Italiano de Jornalistas de Cinema – que distingue atores revelação o cinema italiano.

A 10ª Festa do Cinema Italiano aconteceu, pela primeira vez, simultaneamente em cinco cidades – Lisboa, Porto, Coimbra, Almada e Setúbal – com excelente adesão de público, com várias sessões esgotadas no Cinema São Jorge, na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, no UCI El Corte Inglés e no Teatro Rivoli. Em Lisboa, mais de 10 mil pessoas visitaram o festival, ultrapassando os 13 mil espectadores nas cinco cidades.

A Festa continua agora em várias cidades: Aveiro (19 a 21 de abril) Loulé e Caldas da Rainha (12 a 14 de maio), Viana do Castelo (16 e 17 de maio) e Tomar (25 a 27 de maio), seguindo depois para Angola, Moçambique e Brasil.

Exit mobile version