Site icon Coolture

II EDIÇÃO DOS LIVROS À RUA EM ÉVORA

A II edição dos Livros à Rua evoca o maio de 1968 entre 25 de maio a 3 de junho. Livros

A II edição dos Livros à Rua evoca o maio de 1968 entre 25 de maio a 3 de junho. Livros, música e muita conversa enchem uma semana intensa em Évora entre 25 de maio e 03 de junho. Márcia, Benjamim, B Fachada, Peixe, e muitos outros, estão encarregues de embalar a segunda edição dos “Livros à Rua” que também vai dar que falar com José Mário Branco, Tiago Mota Saraiva, Ana Jara, Luís Mendes, Susana Mourão e António Guerreiro. É todo um programa.

O Largo da Sé, é ocupado assim por estes dias e nasce do trabalho conjunto entre os livreiros da cidade, Biblioteca Pública de Évora, autarquia e Associação “É Neste País”, com a colaboração de outras instituições culturais da cidade. Este festival de cultura no coração da cidade tem por tema base o Maio de 68, 50 anos passados sobre o movimento estudantil em Paris.
Para além dos concertos diários (ver cartaz), os “Livros à Rua”, são primordialmente espaço para a apresentação de livros, conferências, ateliers, contos, conversas e jogos.

O espírito do Maio de 68 estará presente ao longo de todo o certame.

De entre as muitas iniciativas destaca-se a conversa com José Mário Branco, que viveu o movimento em Paris na primeira pessoa ou o atelier de serigrafia em que os visitantes aprendem a fazer cartazes ao estilo e com a técnica da época. Destaque igualmente para a conferência em torno do livro de Henry Lefebvre “O Direito à Cidade”, com Tiago Mota Saraiva, Ana Jara, Luís Mendes, Susana Mourão e António Guerreiro: “A gentrificação tornou-se madura e afigura-se com contornos mais agressivos, o que implica desalojamento dos mais pobres e uma perspectiva da habitação esvaziada da noção de direito, para ganhar o estatuto de mero activo financeiro para atração de investimento estrangeiro”, refere Luís Mendes.

Exit mobile version