Lacunas de Daniela Schitini em leitura encenada na Quinta de Santiago, chega a Matosinhos, numa altura em que tanto se fala do Brasil sobretudo pelo divergente país de Haddad e Bolsonaro, em véspera das decisivas eleições brasileiras. Chega assim mais uma noite de leituras encenadas na Casa do Bosque do Museu da Quinta de Santiago, em Leça da Palmeira.
À beira de comemorar 15 anos de atividade, dando a conhecer textos dramatúrgicos escritos em Português, o projeto “Salvé a Língua de Camões” traz desta vez “Lacunas”, de Daniela Schitini, à sessão que terá início às 21h30 de quinta-feira, 25 de outubro.
Como num jogo de matrioskas em que o teatro se esconde dentro do teatro (dentro do teatro), “Lacunas” põe em cena uma encenadora e uma atriz inexperiente, numa audição para uma peça que tratará a trajetória de outra atriz, ela própria estigmatizada pelo seu temperamento instável. Misto de jogo de espelhos e de investigação dos meandros da memória, o texto revela a natureza das relações e dos afetos que existem entre os vários planos da ficção dramatúrgica.
Aparentemente distantes no espaço e no tempo, as personagens surgem unidas pelo confronto com situações-limite, as quais revelam de que modo as presenças e as ausências podem influenciar os gestos quotidianos e, no limite, as escolhas que se fazem; ou como a arte pode ser, afinal, um ponto de encontro alheio às contingências da física (e capaz de superá-las).
Não menos importante, “Lacunas” permitirá dar a conhecer a dramaturgia produzida por uma atriz que, depois de dar corpo a textos tão essenciais da cultura brasileira como “Eles não usam Black Tie” ou “Itinerário de Pasárgada”, se aventura agora na escrita teatral. Verteu para teatro a obra de Clarice Lispector e adaptou o texto de “Noite de Reis”, de Shakespeare. Com a peça “Marias da Luz” conquistou, em 2014, o prémio de melhor espetáculo em espaço não convencional da Cooperativa Paulista de Teatro.
Elenco: Fátima Maganinho | Mafalda Bettencourt | Margarida Magalhães | Marta Giesta | Root Arouca
Direção da Leitura: William Gavião
Parceria: Companhia de Teatro Reator de Matosinhos e Câmara Municipal de Matosinhos
Parceiros do projeto de dramaturgia: Centro de Dramaturgia Contemporânea de São Paulo; Teatre dels Argonautes, Barcelona
CE: maiores de 12 anos
Informações e inscrições: casadobosque@cm-matosinhos.pt
Museu da Quinta de Santiago
Rua de Vila Franca, 134 | Leça da Palmeira, Matosinhos
telf.: 229392410