Lampreia do Rio Minho – Um Prato de Excelência, uma ação de promoção e animação da região do Vale do Minho, vai decorrer de 15 de Fevereiro a 15 de Abril, aos fins de semana, nos restaurantes aderentes e em regime de takeaway e/ou de entrega ao domicílio.
Promovida pela ADRIMINHO – Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho há mais de uma década (desde 2010), em parceria com a Confraria da Lampreia do Rio Minho e com os seis municípios do Vale do Minho (Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira), juntando-se os restaurantes aderentes, o evento renova-se a cada ano como uma excelente oportunidade de apreciar este prato icónico da gastronomia do Vale do Minho.
A lampreia é uma espécie autóctone, demersal, eurihalina e anádroma (o que significa que nasce no rio e cresce principalmente no mar). Tem sofrido ao longo dos últimos anos uma perda de habitat resultante da progressiva construção de barragens. A alteração de caudais afeta os locais de postura. É um dos vertebrados mais primitivos do mundo animal, com uma antiguidade estimada de 400 milhões de anos.
O principal objetivo é a promoção de um produto/prato gastronómico tradicional que tem assumido, desde sempre, um caráter de forte atratividade turística para este território, valorizando a lampreia do Rio Minho, enquanto recurso endógeno e de elevado valor gastronómico, promovendo, paralelamente, as potencialidades naturais e culturais de cada concelho, fatores que atraem milhares de pessoas de Portugal e Espanha neste período.
Durante este período, os seis municípios aliam propostas culturais, entusiasmando à descoberta da riqueza patrimonial e paisagística da região.
Mantenha a tradição e venha-se maravilhar com a excelência desta iguaria do Rio Minho!
RESTAURANTES ADERENTES
NOTA: Para evitar reclamações ou constrangimentos dos amigos visitantes que se desloquem à “Lampreia do Rio Minho – um prato de excelência” agradece-se que sejam feitas antecipadamente as reservas diretamente aos restaurantes aderentes.
*De acordo com as normas da DGS, sobre a restauração.
Para mais informações clique aqui.