A segunda edição do Lisboa Soa – Encontro de Arte Sonora, Urbanismo e Cultura Auditiva, com uma programação que inclui oficinas, instalações, performances e concertos inicia-se hoje e até domingo na Estufa Fria em Lisboa.
São assim quatro dias de workshops, instalações site-specific, performances e concertos de artistas nacionais e internacionais que exploram as características físicas do espaço envolvente, levando a audiência a fruir, aprender e refletir sobre o ambiente acústico que a rodeia através da interação com as obras e os próprios criadores.
O Lisboa Soa apresenta hoje a performance “Prática das Cordas”, de Adriana Sá e John Klima, que “combina cordas, longos arames esticados no espaço e sons pre´-gravados numa homenagem lúdica a` teoria das cordas, a mesmo que afirma que toda a matéria e´ formada por pequenos filamentos de energia, descrevendo como se propagam pelo espaço e interagem uns com os outros”.
Ainda hoje está marcada a atuação da artista sonora e ‘designer’ ambiental inglesa Mileece, que será “a oportunidade de ver o jardim da Estufa Fria transformado em orquestra com os sons harmónicos que traduzem impulsos bioelétricos aplicados às folhas das plantas”.
O festival, concebido pela investigadora Raquel Castro, é coproduzido pela Produtores Associados e pela empresa municipal de cultura de Lisboa EGEAC.
Conheça a programação dos dias seguintes e até domingo aqui.