Site icon Coolture

O 4º FESTIVAL INTERNACIONAL OURIÇO-DO-MAR DA ERICEIRA COMEÇA JÁ AMANHÃ

No 4.º Festival Internacional Ouriço-do-Mar da Ericeira não se pretende apenas abrir o apetite para esta iguaria gastronómica. Pretende-se  também refletir sobre os desafios da alimentação do futuro, para que possamos continuar a apreciar as riquezas naturais do nosso país sem comprometer a sua sustentabilidade. Os ouriços-do-mar (e não só) estão a dar os primeiros passos na reprodução em cativeiro em Portugal. Mas há outros produtos, que ainda não marcam presença habitual à mesa dos portugueses, e podem no futuro integrar a nossa dieta.

Logo no dia 23 de manhã, destaque para as jornadas técnicas, com a presença de investigadores nacionais e internacionais, show cooking, nos dias 24 e 25 de março à tarde, no Mercado Municipal da Ericeira com cozinheiros conceituados, como Vasco Lello, Rodrigo Castelo, Bertílio Gomes, Marco Martini, José Pinheiro, entre outros e uma mostra gastronómica com a possibilidade de experimentar as sugestões dos 22 restaurantes aderentes durante todos os dias do festival.

O projeto Go Foodies participará com a iniciativa Vamos à Maré (idas na maré vazia à praia de Ribeira de Ilhas acompanhadas pelo cientista Ricardo Melo para observação, identificação e apanha de ouriços-do-mar e algas).

Desde a sua primeira edição, em 2015, que o Festival Internacional do Ouriço-do-Mar da Ericeira pretende valorizar um produto muito especial que, cada vez mais, contribui para a chamada economia do mar ao estar relacionado com temas tão atuais e importantes como preservação de recursos, biotecnologia e biodiversidade. Mas, acima de tudo, a missão do festival é divulgar uma iguaria que, apesar de já estar no nosso coração, queremos sempre conhecer melhor.

Consulte aqui todo o programa do 4.º Festival Internacional Ouriço-do-Mar da Ericeira, que decorre de 23 de março a 08 de abril, incluindo a lista de restaurantes aderentes.

Exit mobile version