Coolture

OS 12 PRATOS PORTUGUESES MAIS APRECIADOS

Os 12 pratos portugueses mais apreciados, representam a culinária regional variada de Portugal e suas influências históricas, incluindo a influência árabe, mediterrânica e marítima. Cada prato é único em sabor e apresentação, tornando-se parte integrante da identidade cultural de Portugal. Veja a lista que preparámos:

1. Bacalhau à Brás

O nome “Bacalhau à Brás” deriva do seu criador, um tal Brás, taberneiro no Bairro Alto, em Lisboa, onde o prato originalmente nasceu. É considerado um clássico da culinária portuguesa e é apreciado em todo o país. Feito com bacalhau desfiado, batata palha frita, cebola frita em rodelas finas, ovo mexido, azeitonas e salsa picada, é de fácil preparação e um prato muito saboroso.

Os 12 pratos portugueses mais apreciados, representam a culinária regional variada de Portugal e suas influências históricas, incluindo a influência árabe, mediterrânica e marítima.
O nome “Bacalhau à Brás” deriva do seu criador, um tal Brás, taberneiro no Bairro Alto, em Lisboa, onde o prato originalmente nasceu.

 

2. Cozido à Portuguesa

É uma refeição tradicional e nutritiva que é comumente servida em ocasiões especiais ou em dias de semana para almoço. É um prato importante da culinária portuguesa e é apreciado em todo o país por sua simplicidade e sabor. É uma opção versátil e fácil de fazer que pode ser personalizada de acordo com os gostos pessoais de cada pessoa. Tipícamente português, é um prato de paladares intensos, com variedade nas carnes  e legumes, que normalmente é acompanhado de um arroz simples. A forma de preparar e a combinação de ingredientes varia um pouco de região para região.

O Cozido à Portuguesa é um prato tipícamente português, de paladares intensos, com variedade nas carnes e legumes.

 

3. Açorda de Marisco

A açorda de marisco, é um prato delicioso muito apreciado no país, carregado de costumes e tradições. É uma receita de fácil confeção, quente e versátil. O segredo de uma boa açorda está na escolha dos ingredientes, alho, sal, azeite, água e pão, são a base, devendo ser acrescentados camarões, amêijoas e berbigões e ovos.

A Açorda de Marisco, é um prato delicioso muito apreciado no país, carregado de costumes e tradições.

 

4. Sardinha Assada

A sardinha assada na brasa é um prato tradicional da gastronomia portuguesa e uma das 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa. É um prato típico das festas populares, designadamente dos Santos Populares, assadas na grelha com sal grosso e em lume brando, que são normalmente acompanhadas com pimentos assados e batata cozida. A tradição manda que se coloque em cima de uma fatia grossa de pão, que vai absorvendo a sua gordura natural e se degusta no final.

A Sardinha Assada na brasa é um prato tradicional da gastronomia portuguesa e uma das 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa.

 

5. Carne de Porco à Alentejana

Prato típico da culinária portuguesa, mais concretamente da região do Algarve, o que pode parecer estranho se a designação a refere como alentejana. Sim é verdade, mas os cozinheiros algarvios que lhe deram este nome, assim o fizeram para indicar que a carne usada era específicamente de Porco do Alentejo, dado ser mais saborosa, pelo facto de estes se alimentarem de bolotas de sobreiro. É um dos pratos mais famosos da gastronomia portuguesa, preparado com amêijoas, carne de porco, louro, colorau, alho, vinho entre outros têmperos que lhe dão um sabor extraordinário.

A Carne de Porco à Alentejana, é um dos pratos mais famosos da gastronomia portuguesa.

 

6. Cabrito Assado

O cabrito assado, é um prato da cozinha portuguesa, especialmente eleito pelos portugueses para almoços de família, especialmente na Páscoa e no Natal. Tem especial expressão na região norte do país e nas Beiras, onde a paisagem serrana domina, propícia à criação destes animais.

O Cabrito Assado é um dos pratos eleitos pelas famílias para almoços em ocasiões festivas.

 

7. Feijoada à Transmontana

Originário da região de Candedo, em Vinhais, Trás-os-Montes, a feijoada à transmontana, é um dos pratos típicos da gastronomia portuguesa. Os sabores desta feijoada são inconfundíveis, e ainda que não se trate de um prato leve, tem inúmeros adeptos, que o comem independentemente da época do ano, apesar de este ser um prato característico do Domingo Gordo, que se assinala imediatamente antes do Carnaval. É um prato feito com carnes de porco e enchidos e feijão encarnado.

Os sabores desta Feijoada à Transmontana são inconfundíveis, e ainda que não se trate de um prato leve, tem inúmeros adeptos.

 

8. Arroz de Marisco

O Arroz de marisco é um prato tradicional da gastronomia portuguesa, com origem em Vieira de Leiria, na região da Marinha Grande, distrito de Leiria. É uma das 7 Maravilhas da Gastronomia de Portugal, e é confeccionado com diversos tipos de marisco, como camarões, amêijoas, sapateira, lagosta, mexilhão e berbigão. As combinações de mariscos utilizadas variam de região para região, consoante as receitas, a disponibilidade e o preço de cada um dos mariscos.

O Arroz de Marisco é um prato tradicional da gastronomia portuguesa, com origem em Vieira de Leiria, e uma das 7 Maravilhas da Gastronomia de Portugal.

 

9. Polvo à Lagareiro

O Polvo à Lagareiro é uma prato típico do nosso país, que tem vindo a ganhar cada vez mais entusiastas, sendo esta a forma como os portugueses mais o gostam de comer. A expressão lagareiro designa um indivíduo que trabalha num lagar, na produção de azeite. É utilizada neste contexto devido à quantidade de azeite que é usada para regar o polvo. O polvo é  primeiro cozido e depois grelhado. É servido regado com azeite quente, com alho e como acompanhamento, as chamadas batatas a murro.

O Polvo à Lagareiro é uma prato típico do nosso país, que tem vindo a ganhar cada vez mais entusiastas, sendo esta a forma como os portugueses mais o gostam de comer.

 

10. Leitão à Bairrada

Leitão assado à Bairrada é um prato típico da região da Bairrada, tendo sido nomeado uma das 7 Maravilhas da Gastronomia de Portugal. Por norma o leitão é servido quente ou morno, de forma a que os seus aromas se mantenham mais intensos, porém também há quem o prefira frio. O leitão deve ser servido com a pele voltada para cima, sem sobrepor outros pedaços, para que a pele se mantenha crocante uma das características distintivas deste prato.

O leitão é acompanhado normalmente por batatas fritas, salada de alface e rodelas de laranja, embora os mais puristas achem que o melhor acompanhamento é feito com batatas cozidas pequenas, dado que a mistura da gordura do leitão com a gordura da batata frita não permite saborear o seu verdadeiro paladar.

Leitão assado à Bairrada é um prato típico da região da Bairrada, tendo sido nomeado uma das 7 Maravilhas da Gastronomia de Portugal.

 

11. Caldeirada de Peixe

Tradicionalmente, a caldeirada, é um cozido, ou seja, uma preparação que não passa pelo refogado, cujos componentes básicos são diversas variedades de peixe, batata, cebola, tomate e pimentão. O tempero deste prato pode incluir apenas sal e azeite, ou vários outros condimentos, como pimenta, salsa ou outros. 

A caldeirada pode ser mais ou menos líquida: por vezes, é servida como uma sopa, noutras regiões é frequente servi-la sobre fatias de pão ou com pedacinhos de pão torrado.

A Caldeirada de Peixe é um dos mais famosos pratos da gastronomia portuguesa.

 

12. Carne Assada

É um dos pratos típicos de almoços ou jantares de família, sendo tradicionalmente o prato de domingo. Uma receita fácil e saborosa, que pode ser feita com carne de vaca ou de porco (lombo ou pernil), assada no forno é daquelas receitas que nunca falham, pela simplicidade da preparação, pela riqueza de sabores e pela versatilidade de combinações. Assada a carne de uma forma lenta, sendo regada durante a confeção com o molho e os próprios sucos, acompanhada de batatinhas assadas, arroz e legumes da época é um dos pratos preferidos dos portugueses.

A Carne Assada é um dos pratos típicos de almoços ou jantares de família.
Exit mobile version