Sven Helbig, compositor alemão, estreia-se nos palcos portugueses a 30 de Março, às 21.00, com um concerto no Museu do Oriente em que se faz acompanhar por um ensemble de piano, violino, viola e violoncelo em complemento à sua electrónica.
O pianista Sven Helbig traz na bagagem o seu mais recente trabalho, SKILLS, mas também, peças-chave que revisitam a profícua carreira deste que é um dos mais promissores compositores da cena clássica moderna.
Helbig é principalmente um compositor para música orquestral e coral. Além disso, atua no campo da música eletrónica ( dark ambient , noise , field records ), empregando principalmente instrumentos clássicos. A versatilidade de Helbig tornou-o um produtor muito procurado para projetos de crossover; trabalhou como produtor, compositor com Rammstein , Pet Shop Boys, Snoop Dogg , Polarkreis 18 , Quarteto Fauré , o cantor de ópera René Pape , a pianista Olga Scheps e muito mais. O trabalho de Helbig baseia-se na tradição da Gesamtkunstwerk (forma de arte abrangente) em que muitas vezes assume a responsabilidade pelo conteúdo, música e produção ao mesmo tempo.
Com uma visão modernista da música clássica, Sven Helbig cruza trabalhos corais e orquestrais com a mais moderna electrónica, numa originalidade que lhe tem valido os aplausos da crítica especializada. O compositor é autor dos arranjos para coros e orquestra em peças de dois dos álbuns do grupo de rock Rammstein, um dos mais famosos projectos alemães contemporâneos.
Concerto Sven Helbig – 30 Março, 21.00
Auditório do Museu do Oriente
Duração: 75’ sem intervalo
Público-alvo: M/6 anos
Preço: 25 €
Produção: UGURU